sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Abordagens Pedagógicas

Olá pessoal. Algumas pessoas pediram para que eu enviasse um post sobre “abordagens pedagógicas”, dei uma pesquisada e consegui encontrar alguma coisa. Confiram:

A abordagem pedagógica nada mais é que uma linha teórica que tenta explicar o processo de ensino e aprendizagem, essas correntes teóricas sofrem influência social da época de seu surgimento.
As abordagens pedagógicas são:
ü  Abordagem tradicional;
ü  Abordagem comportamentalista;
ü  Abordagem humanista;
ü  Abordagem cognitivista;
ü  Abordagem sócio cultural.

Abordagem tradicional
Este tipo de abordagem adota a prática de transmissão de conhecimentos, tarefa que cabe ao professor, sempre em situações de sala de aula. Não é considerado os conhecimentos prévios dos alunos e nem o interesse dos mesmos em relação ao conteúdo, as disciplinas e o cotidiano de sala de aula não tem relação com a realidade do aluno, este tipo de abordagem prima pelo conteúdo, sendo este transmitido de forma bancária.

Abordagem comportamentalista
Nesta abordagem o homem é considerado como produto do meio, aqui o conteúdo também possui grande primazia. Os conteúdos educacionais são classificados em gerais e específicos, os comportamentos desejados são  mantidos nos alunos por condicionantes e reforçadores, como na teoria behaviorista, que condiciona o comportamento por meio de estímulos e reforços às respostas desejadas.

Abordagem humanista
Nesta abordagem o ensino é centrado no aluno, possui algumas  características interacionistas, aqui o professor tem um papel de facilitador de aprendizagem, proporcionando situações onde o aluno possa construir o conhecimento, valoriza  o relacionamento das pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, o aluno é visto como sujeito do conhecimentos, os conteúdos e disciplinas são relacionados aos interesses dos alunos.

Abordagem cognitivista
Abordagem também conhecida como Piagetiana, por causa de Jean Piaget.
Nesta concepção há o caráter interacionista,  o aprendizado se dá por meio de assimilação e por modificações de estruturas mentais já existentes.
O ensino visa o desenvolvimento da inteligência, e considera a maturidade orgânica do sujeito.

Abordagem sociocultural
Esta abordagem tem origem no trabalho de Paulo Freire, também se caracteriza por abordagem interacionista entre o sujeito e o objeto, nesta abordagem há um processo amplo de ensino e aprendizagem inserido em toda a sociedade, a educação é vista como ato político e deve levar  o  aluno à uma consciência crítica de sua realidade se tornando transformador da mesma.
Nesta abordagem o ensino é feito inspirados nos “Temas geradores”, os quais devem ser extraídos da realidade dos educandos.

Um comentário:

  1. Super legal, isso vai me ajudar num trabalho da faculdade. É difícil de achar esse tipo de texto em blogs, geralmente encontramos só atividades.

    ResponderExcluir