domingo, 21 de agosto de 2011

Projeto Apreciando Clássicos: O Pequeno Príncipe.

Áreas abordadas: Linguagem oral; Artes; Natureza e Sociedade.
Duração prevista: 1 semestre
Fase: 3C
Educadoras: Patrícia
Justificativa: Levando em consideração a fase de desenvolvimento, segundo Freud, em que as crianças dessa turma se encontram (período fálico), quando, segundo estudiosos, são internalizados valores e desenvolvidos hábitos que serão cruciais para os traços da personalidade do indivíduo, e, dentro desse contexto destaca-se a importância da literatura para a formação da criança, ajudando-a no contato com a realidade por meio das vivências fantasiosas proporcionadas pela literatura, as quais  estimulam a imaginação, o prazer pela leitura e a formação de leitores competentes, além do fortalecimento do ego. Estes motivos tornam o trabalho com literatura uma forte ferramenta para o trabalho pedagógico com crianças neste período, sendo relevante a realização de um projeto com esse tema.
Objetivos: 
ü  Desenvolver o hábito de ler;
ü  Criar o prazer pela leitura;
ü  Conhecer a história : “O Pequeno Príncipe”;
ü  Oportunizar a criatividade, imaginação e humor;
ü  Desenvolver o hábito de ouvir histórias;
ü  Oportunizar a vivência de sentimentos variados;
ü  Permitir a livre expressão;
ü  Desenvolver a linguagem oral;
ü  Criar hábitos de cuidado com os livros;
ü  Confrontar realidade e fantasia;
ü  Organizar idéias e pensamentos;
ü  Ampliar o conhecimento de mundo.

Conteúdos :
Socialização e  convivência com o próximo;
Linguagem oral;
Participação em situações que envolvam a relação com o outro;
Respeito à regras simples de convívio social;
Relação entre o real e o não real;
Apreciações estéticas e valorativas;
Exercício de leitura em níveis emocionais e racionais;
Sentimentos (culpa, raiva, frustração, alegria, solidão e satisfação);
Noção temporal;

Desenvolvimento: 
Roda de conversa;
Apresentação do livro: “O Pequeno príncipe” para as crianças;
Listagem de personagens;
Resenha oral da história para as crianças;
Leitura seqüenciada do livro;
Atividade de reflexão ou  plástica em painel específico após cada leitura;
Debate sobre a história;
Pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

Avaliação:
A avaliação será por meio de observação contínua do desempenho e interesse das crianças em relação às atividades realizadas no decorrer do projeto.
Será realizada uma avaliação em relação ao desempenho das educadoras por meio de questionário enviado aos pais na agenda.
Fechamento:
O fechamento do projeto se dará com a exposição de um painel que será confeccionado ao longo do projeto com atividades realizadas pelas crianças após cada momento de leitura.

O Pequeno Príncipe - Livro de Antoine de Saint- Exupéry






2 comentários:

  1. Gosto dos seus projetos, seu blog está muito profissional, você deve ser uma excelente professora, continue assim. Amanda.

    ResponderExcluir
  2. Que projeto lindo. Amei! Você tem fotos? poderia descrever algumas atividades?

    ResponderExcluir