domingo, 14 de agosto de 2011

Projeto "Quem canta seus males espanta II"

Olá Pessoas queridas, estou postando um projeto, com o qual estou trabalhando atualmente com a minha turma, no primeiro semestre eu realizei o mesmo projeto, ele deu tão certo que resolvi modificar algumas coisas e fazer a parte II.
Confiram!



Projeto: “Quem Canta seus males espanta II”
Áreas abordadas: Música, Matemática, Linguagem Oral e Movimento
Duração Prevista: 1 semestre
Fase: 3C

Justificativa:
Durante o primeiro semestre observando e interagindo com a turma, percebemos a necessidade de adotar novas estratégias pedagógicas para alcançar um melhor resultado na aplicação dos conteúdos condizentes com a faixa etária das crianças. E tendo em vista esta necessidade resolvemos usar um projeto relacionado à música, pois o trabalho com música pode ser estimulante e motivador para as crianças, além de desenvolver o raciocínio, a criatividade, a linguagem oral, o ritmo e o movimento, ajudando, ainda, na socialização e no trabalho com noções matemáticas. Sendo assim foi realizado o projeto “Quem canta seus males espanta I” no primeiro semestre com o qual obtivemos muito sucesso, motivo que nos levou a expandir o projeto para o segundo semestre e aprofundar mais o tema.

Objetivos:
ü  Conhecer os diferentes tipos de música
ü  Aguçar a percepção auditiva
ü  Desenvolver ritmo e noção do próprio corpo
ü  Desenvolver noção espacial e temporal
ü  Conhecer Cores
ü  Trabalhar com números e ajudar na noção de quantidade e sequência
ü  Perceber tipos de sons diferentes
ü  Desenvolver a socialização
ü  Desenvolver a coordenação motora
ü  Desenvolver a atenção
ü  Estimular a construção de conceitos matemáticos
ü  Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral
ü  Contribuir para a expressão corporal e identificação de partes do corpo
ü  Perceber as diferenças rítmicas
ü  Contribuir para a cooperação e respeito entre o grupo
ü  Contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
ü  Adotar atitudes de respeito ao próximo e a si mesmo
ü  Desenvolver noção de direção e localização
ü  Estimular o respeito às diferenças culturais


Conteúdos Conceituais:
ü  Som e silêncio
ü  Alto e baixo
ü  Grande e pequeno
ü  Ritmos variados
ü  Rápido e devagar
ü  Números
ü  Quantidade
ü  Cores
ü  Espaço e tempo
ü  Formas variadas


Conteúdos Procedimentais:
ü  Roda de conversa
ü  Apresentação de diferentes tipos de música
ü  Exploração de músicas e danças de culturas diferentes
ü  Cartazes
ü  Painéis
ü  Brincadeiras
ü  Apresentação e manuseio de instrumentos musicais
ü  Utilização de materiais de mídia (cd e DVD)
ü  Oficinas
ü  Confecção de instrumentos musicais com sucata

Conteúdos atitudinais:
ü  Respeito ao próximo
ü  Respeito às diferenças
ü  Autoestima
ü  Conhecimento do próprio corpo
ü  Convivência social
ü  Expressão oral



Avaliação:
 Será realizada por meio de observação contínua do desempenho coletivo e individual, respeitando o ritmo e a maturidade de cada aluno, com um registro da evolução da turma e a construção de um gráfico.


Fechamento:
O fechamento do projeto se dará com a gravação de um clip musical para apresentação em mídia aos pais, juntamente com a exposição do gráfico.


Atividade: Trabalhando som e silêncio, com ajuda de instrumentos  feitos com sucata.
           



5 comentários:

  1. Que projeto bacana. Gostaria que ensinasse como fazer os instrumentos de sucata. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei este projeto vou fazer com a minha turma

    ResponderExcluir
  3. Que legal este projeto, além de abordar vários temas ainda rende um clip para os pais que com certeza vão adorar. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Seus posts estão muito legal, parabéns pelo blog, continue trabalhando.

    ResponderExcluir
  5. que turminha mais linda!!!!!!!!

    ResponderExcluir