segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Formando Leitores

Os projetos paralelos dentro da sala de aula semprerequerem um trabalho a mais. Eles são totalmente feitos pela iniciativa do educador e com a participação ativa dos alunos. Esse recurso geralmente surte excelentes resultados, pois o professor busca uma necessidade, cria um projeto e o desenvolve de forma que todos saem ganhando. Assim deve ser com a prática e o incentivo à leitura dentro da sala de aula.
Nas séries iniciais, o professor tem a responsabilidade de transformar seu aluno em leitor. Cada criança tem uma experiência de vida sobre isso e vai encarar esse desafio de uma forma diferente. Cabe ao educador abrir um mundo novo dentro desse processo e mostrar que ler é ir além da leitura formal exigida diariamente pelo professor. Seu aluno pode muito, e você é o condutor nesse caminho. Ensinar a ler não é processo natural, como consequência da escrita, é uma eterna fonte de descobertas e desafios.
Transforme sua sala de aula em um espaço literário. Crie com a turma um painel do leitor e comece a preenchê-lo com pequenos textos, porém rechados de imagens com signigicados para as crianças. Solicite que elas também tragam textos, como: tiras de quadrinhos, rótulos de produtos do cotidiano, propagandas ou panfletos. Cultive o hábito diário de reservar um momento para uma leitura informal.
Outra maneira de incentivar os estudantes a ler é construir histórias coletivas com a classe, assim as crianças dividem o trabalho: algumas escrevem o texto, outras o ilustram e o livro está montado. Com certeza os alunos terão muito prazer em ler algo produzido pela própria turma. Aproveite esse projeto para iniciar o respeito e o cuidado pelo livro e pelo material coletivo. Faça um cronograma para que todos levem o livro para casa para ser lido e apresentado aos pais.
Passeie com os alunos pela escola, para  que eles possam descobrir todas as informações que estão escritas pelos pátios e salas. Traga para sala de aula livros de diversas formas, tamnhos e conteúdos pra que eles tenham acesso. Se possível, leve-os a uma biblioteca ou gibiteca. Será uma experiência única e inesquecível!
Outra forma de incentivá-los a ler e a buscar a leitura é montar em sala um momento da notícia. Peça que tragam um recorte de revista ou jornal e leia a notícia para a classe.
Quando se tem um projeto de incentivo à leitura dentro de sala de aula, o professor deve ficar atento ao grau de leitura de cada aluno e sempre tomar muito cuidadeo para que aqueles que dominam o jprocesso da leitura não inibam os que sabem menos ou possuem alguma dificuldade. Nessa situação, o educador deverá intermediar o processo, fazendo que ambos se sintam importantes frente à leitura, tornando o aluno com dificuldade mais motivado, e o que tem o domínico, um colaborador.
existem muitas dinâmicas que você poderá fazer em sala de aula para incentivar a leutura e criar bons hábitos literários.
Vá em frente e sucesso!


Texto de Débora Corigiano
Revista Projetos Escolares.

2 comentários:

  1. Acho muito importante o trabalho com leitura em sala de aula e para formar leitores competente temos que fazer isso todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns seu blog tá show, entro todos os dias.

    ResponderExcluir