quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Gestão: Família na Escola

Todos nós sabemos como é uma tarefa difícil trazer a família para a escola e fazer com que esta acompanhe a vida escolar das crianças.
Sabemos que as duas (família e escola) devem caminhar juntas, pois possuem um interesse em comum, que é o bem estar e educação da criança, porém isso é muito difícil de acontecer, geralmente os pais e responsáveis nunca aparecem na escola, e quando isso ocorre é com pressa em alguma reunião de pais, porque se sente obrigado a comparecer ou em algum evento onde eles se sentem apenas como mais um, o que não garante o retorno da família à escola.
Algumas medidas simples podem ajudar nesse processo e aproximar mais a família da escola.
Hoje vou citar a experiência de uma grande profissional, a diretora Elizete Moreira, ela dirige uma escola pública na cidade de Embu das Artes no estado de São Paulo.
Elizete já está no cargo aproximadamente uns 10 anos, não é brincadeira hein!, conquistou este cargo democraticamente por meio de eleição entre membros da comunidade, funcionários da escola e pais de alunos, (olha aí a participação da comunidade!).
O segredo para vencer as barreiras e aproximar os pais e comunidade da escola é manter a mesma sempre de portas abertas, está sempre a disposição dos pais para conversar, que é o caso da nossa diretora de hoje, Elizete sempre está presente na escola e é acessível a todos, tanto os funcionários como os pais ou a comunidade têm livre acesso para chegar e conversar diretamente com ela, e ela está sempre disposta a ouvir e tentar ajudar todos. Esse é o primeiro passo, assim a comunidade vai se sentir ouvida, importante e participará mais das ações promovidas na escola.
Uma boa estratégia são as confraternizações realizadas na escola, no sábado 27 de agosto de 2011, a escola na qual Elizete é gestora houve o "Dia da Família na Escola" o qual foi um grande sucesso, compareceram pais e membros da comunidade, a participação deles foi grande e houve uma interação muito possitiva entre funcionários, pais e comunidade.
No "Dia da Família na Escola" foram realizadas várias oficinas: Salão de beleza, crochê, artesanato, pintura de rosto para a criançada, dança e etc. Os pais adoraram! participaram e prestigiaram todas as oficinas, ficaram mais próximos dos professores e outros funcionários, criando uma interação de extrema importância para esta parceria (escola e família).
Parabéns a Diretora Elizete, que com pequenas atitudes conseguiu vencer muitos obstáculos e criar uma ação tão importante para promover a aproximação da famíla com a escola. Este é o caminho para que esta parceria seja duradoura e obtenha sucesso. É disso que nossa Educação precisa!
Segue algumas fotos do evento:


O evento começou com um belo café da manhã, para os funcionáriosa  e uma dinâmica bem animada, o que garantiu a motivação da turma para enfrentar um belo sábado de sol e trabalho.

Oficina de Pintura no rosto, para as crianças, assim os pequenos tinham onde ficar enquanto as mamães participavam das outras oficinas.

As oficinas foram realizadas com muito capricho, de acordo com as habilidades de cada um.

Houve oficinas de crochê e tricô, miçangas, flores, caixas e todas foram um sucesso!



As mães ficaram super empolgadas e olha quanta coisa linda aprenderam fazer!


Esta oficina de flores e caixas é uma verdadeira obra de arte, olha quanta coisa linda! para fazer lembrancinhas então...
Olha o pessoal participando!

Cartazes indicativos de oficinas, ajudam na localização, assim os pais se sentem mais livres para a circulação na escola.
A decoração da escola foi de fundamental importância para criar um ambiente agradável e acolhedor.
Os cartazes ajudam a motivar e incentivar a participação da população nas oficinas, garantido o sucesso do evento.


As salas foram identificadas para todos saberem onde estava acontecendo cada oficina, foi realizado tudo com muito capricho, demonstrando o carinho da escola pelos pais.







6 comentários:

  1. Que evento maravilhoso! vou tentar na minha escola.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse evento.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse tipo de evento, parabéns

    ResponderExcluir
  4. Integração família e escola é muito importante para o sucesso da criança.

    ResponderExcluir
  5. Que esta iniciativa sirava de exemplo para outras escolas. Parabéns a gestora desssa escola que arregaçou as mangas e encarou junto com funcionários um sabado de trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Toda escola deveria ter iniciativas como esta

    ResponderExcluir