segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jogos de matemática: Torre de hanói

Olá pessoal.
Vim falar de mais um material concreto que trabalha a matemática, desta vez é a Torre de hanói, jogo que foi criado pelo matemático francês Edouard Lucas em 1883, baseado numa lenda hindu.
Segundo a lenda, havia um templo em Banares, cidade da India, onde existia uma torre sagrada do branamismo, cuja função era melhorar a disciplina mental dos seus jovens monges. Há uma placa de bronze sobre a qual estão fixados 3 hastes de diamante e em uma dessas hastes o deus Brama colocou 64 discos de ouro puro de forma que o disco maior ficasse sobre a base e os outros decrescendo até chegar ao topo.
Os monges receberam a atribuição de transferir os discos de uma haste para a outra usando a terceira como auxiliar, devendo movimentar um disco por vez e nunca colocar um disco maior em cima do menor. Os monges deveriam trabalhar com eficiencia e quando terminasse o trabalho o templo se transformaria em pó e o mundo se acabaria.

Torre de hanói
O jogo é composto por uma base, 3 pinos e 7 discos coloridos de tamanhos diferentes.
O objetivo do jogo é transferir todos os discos de um pino para o outro, sendo que deve-se movimentar um disco por vez e nunca colocar um disco maior sobre um menor.
Com este material é possível trabalhar:
Coordenação motora;
Raciocínio Lógico;
Linguagem oral e escrita;
Noção de maior e menor;
Ordem crescente e decrescente;
Espaço e forma;
Noção de função.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Esta proposta é para o Ensino fundamental I, primeiramente deixe os alunos manusearem livremente o jogo, depois conte a história do jogo para eles e insira as regras, comece a jogar utilizando apenas 3 discos, depois vá aumentando o grau de dificuldade inserindo os outros discos, questione as crianças em relação a quantidade de movimentos que realizaram para jogar. Peça para eles fazerem o resgistro do jogo por escrito e com desenhos, faça cartazes com as regras do jogo e exponha, juntamente com os registros dos alunos para compartilhar com todos.
Sugiro que a avaliação seja por meio de observação do desempenho e interesse dos alunos durante as atividades e também pela observação dos registros realizados.





Você pode encontrar este material e muitos outros no link:   http://www.didako.com.br/
Espero que tenham gostado, um beijo e até mais.

Um comentário:

  1. Gostei muito desse jogo. Nunca tinha reparado nas possibilidades de trabalho com ele e outros materiais concretos.

    ResponderExcluir