sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Trabalhando com valores.

Olá pessoal.
Todos nós sabemos a importância de se realizar um trabalho consistente com valores, principalmente no mundo de hoje, onde estão se perdendo os valores cada vez mais. Achei um texto interessante que fala sobre o assunto e resolvi compartilhar com vocês.



"Vamos falar de valores..."

Texto de Débora Corigliano
Revista Projetos escolares.



Hoje em dia, viviemos em busca da melhoria da qualidade de vida, dos relacionamentos e da carreira profissional. Queremos ter, queremos ser. Porém, na correiria, pulamos aspectos importantes desse contexto, como os valores morais ou de conduta. Os valores consistem nas convicções e ideias que temos sobre a vida, as pessoas e o dinheiro e influenciam nossos relacionamentos: como tratamos uns aos outros, de que forma resolvemos nossas diferenças. A transmissão de princípos é uma das preocupações que toda família e escola possuem. Não há como formar cidadãos éticos e prontos para a vida em sociedade sem transmitir as normas humanas universais. Embora não existam respostas simples, é possível apontar caminhos a serem seguidos, com o objetivo de amenizar problemas de comportamento enfrentados atualmente dentro e fora da escola.
Quem define os valores para a criança?
Com certeza esse momento é responsabilidade da família em parceria com a escola. Porém, cada um tem seu papel nesse processo. A escola trabalha com a coletividade, a família lida com as particularidades de cada membro associados ao bem comum. A família oferece à criança todas as condições para desenvolver os principais valores, pois existe aí um vínculo emocional muto forte. Um ambiente familiar com moralidade, respeito e exemplos positivos formará uma criança com valores presentes e bem definidos. Do outro lado, a escola colabora fazendo a manutenção constante dos valores apresentados em cada contexto familiar.
Os valores são os determinantes da escolhas que se faz, dos objetivos que se tem e o que se considera bom ou mal. Para um melhor entendimento, é necessário conceituar os valores: alguns são gerais, todos devem conhecê-los e aplicá-los no seu dia a dia, como a verdade, a honestidade e o respeito. Outros são pertinentes a cada família. Porém, existe um elo que famíla e escola estabelecem de forma significativa para garantir à criança um contexto permeado pelas regras morais.
Hoje em dia, a Educação requer informação e apoio, e a escola pode ser um braço direito nessa questão, pois sempre está aberta a receber os pais para, juntos, acharem o melhor caminho para o desenvolvimento emocional da criança. A escola tem seus valores dentro do processo da educação muito bem definidos e consegue passar isso para as crianças de forma clara e pr5ática. Esse trabalho em gurpo reforça as condutas e motivar as crianças a receber esses valores de forma positiva.
A palavra "respeito" envolve atitudes importante, como a consideração, a admiração por uma pessoa, o cuidado pela natureza, pelos animais e pelas plantas, enfim, pelo mundo que nos cerca.
E dignidade significa o respeito que temos por nós mesmos. Portanto, respeito é um valor que se refere a nós mesmos e aos outros, sendo que o respeito aos outros é a primeira condição para que as relações sociais aconteçam de maneira saudável. A aprendizagem do respeito é construída através da convivência com as pessoas que nos cercam: familiares e educadores que dão testemunho de como agir respeitosamente. Cabe ao professor, nesse momento, rever com seu grupo de alunos os principais valores pertinetes e aplicá-los na sua vivência. Existem jogos, dinâmicas e atividades que ajudam o professora a trabalhar com valores.
Isso também pode ser passado às famílias em reuniões. Uma conscientização dos pais a respeito do assunto pode mudar muito o relacionamento familiar e consequentemente, a vida- emocional do aluno.
Professor, mãos à obra! Use sua criatividade e renove os conceitos de valores que seus alunos apresentam.

2 comentários:

  1. Realmente é muito importante o trabalho com valores.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post! assunto que deve ser discutido sempre.

    ResponderExcluir