segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Passando a limpo

É chegou o final do ano e depois de tanta correria é hora de avaliar o nosso trabalho, de parar um pouco para respirar e refletir, rever o que deu certo e onde erramos, o que podemos melhorar para o próximo ano e o que devemos descartar.
Pensando nisso, achei no meio dos meus arquivos um texto que considero muito interessante para ser utilizado em reuniões pedagógicas e avaliações de final de ano.
Espero que gostem da dica e que seja últil para vocês.


"Faça uma lista de todos os projetos desenvolvidos em sala de aula.
Apure se você soube planejar e administrar o tempo, estabelecer objetivos e conteúdos, escolher os melhores recursos e se seus alunos aprenderam como você queria.
Relembre os acontecimentos mais marcantes na aplicação dos projetos em sala de aula.
Avalie a sua responsabilidade nas principais dificuldades e conquistas dos alunos. Questione-se: onde acertei, onde errei, tive preguiça ou faltou visão?
Avalie a sua interação com os colegas, a coordenação, a direção e os pais dos alunos.
Proponha estratégias e mudanças para o próximo ano, baseadas nos resultados de seu balanço. O que eu faria diferente? O que vale a pena repetir? O que devo priorizar?
Estabeleça como meta a reflexão diária sobre seu trabalho e determine projetos a curto e longo prazo.
Reflita sobre sua carreira e a maneira como você investiu nela.
Faça uma limpeza nas gavetas e nos armários de casa e da escola. Sem dó, guarde apenas o que exemplifique questões fundamentais de aprendizagem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário