segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fazendo um balanço antes de reiniciar as atividades.

Fevereiro já está chegando e é hora de planejar e se preparar para receber nossos alunos.
Antes de sair na correria, preparando calendário, cartaz de aniversáriantes, chamada, projetos e etc. vale a pena fazer um balanço das ações que realizamos em 2011. Caso ainda não tenha feito, separei algumas dicas que podem ajudar, afinal avaliar e refletir sobre o nosso trabalho é o que nos ajuda a ter um desempenho e resultados cada vez melhor.

SALA DE AULA:
Um trabalho de qualidade necessita de planejamento, avaliações, respeito às diferenças entre os alunos e foco no aprendizado. Faça uma auto avaliação e veja se durante o ano você;
  • Planejou e introduziu modificações para atender a demanda da turma;
  • Identificou os alunos com dificuldades e organizou atividades para eles avançarem;
  • Analisou questões das avaliações externas para localizar pontos de anteção no ensino;
  • Promoveu avaliações periódicas que direcionaram a recuperação;
  • Organizou o ambiente da sala mesclando trabalhos em grupo e individuais;
  • Permitiu que a turma participasse de decisões na gestão da aula;
  • Equilibrou o tempo do ensino de cada conteúdo e cumpriu boa parte do currículo.
RELAÇÃO COM OS PAIS:
A boa relação com a comunidade é fundamental para o trabalho docente fluir, o diálogo com os familiares e com a comunidade ajuda a mostrar como cada um pode contribuir para melhorar a escola.

  • Promoveu diversos encontros com os pais dos estudantes para que eles soubessem os objetivos da escola e como colaborar;
  • Soube ouvir as opiniões dos pais e considerá-las em seu planejamento;
  • Levou em conta a realidade do entrono nas propostas de ensino;
  • Aproveitou a reunião de pais para compartilhar os avanços das crianças não só para criticar seu comportamento.
FORMAÇÃO:

  • Estipulou metas para melhorar sua formação a curto, médio e longo prazos;
  • Leu ou releu obras importantes para sua área de atuação;
  • Buscou informaçãoes sobre as novas pesquisas em didática;
  • Frequentou os cursos oferecidos por sua rede de ensino;
  • Assistiu a seminários, palestras e congressos;
  • Usou as ferramentas de ensino a distância apra se aperfeiçoar;
  • Utilizou, na prática, os conhecimentos adquiridos em cursos teóricos;
  • Compartilhou sugestões com os colegas sobre como melhorar o desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário