sábado, 14 de janeiro de 2012

Retorno das aulas - Reunião de pais.

A reunião de pais sempre foi um tema polêmico nas escolas, principalmente no início do ano. Temos que acolher a família para garantir o desenvolvimento pleno do aluno e o sucesso do nosso trabalho.
No último post que enviei sobre o assunto falei de planejamento, acolhimento, organização do espaço físico entre outras questões, quem quiser conferir clique aqui.
A reunião de pais deve ser vista como um evento e como tal precisa contar com o envolvimento de todos, direção, coordenação e professores, cada um terá sua responsabilidade:

Diretor - deve aprovar o calendário, coordenar a reunião de planejamento, verificar se há verba disponível para as despesas e estar presente no dia da reunião, isso dará segurança e tranquilidade aos pais.

Coordenador pedagógico - deve verificar se o planejamento pedagógico ´foi cumprido, se o material do aluno está de acordo com o planejamento, se os estudantes com dificuldades estão sendo acompanhados, se houve empenho por parte dos alunos e se toda a estrutura de cartazes, painéis e produções dos alunos estão prontos para serem expostos.

Orientador - a este cabe a tarefa de ler as avaliaçãoes, conhecer os alunos que apresentam problemas de comportamento ou emocionais e ter em mãos as notificações feitas no conselho de classe.

Tanto o Coordenador como o Orientador devem estar presentes no do dia da reunião e a disposição dos pais para eventuais consultas e esclarecimentos.

Professor - deve acolher os pais e ser como um anfitrião do evento. A lista de presença deve estar logo na entrada, esta lista é importante para que o professor saiba quem esteve presente e ausente.
Com esses dados o professor poderá remarcar a reunião ou mandar um simples relato, esclarecendo ao pai sobre a importância do evento e o que ele perdeu. Assim na próxima reunião ele saberá que sua ausência será percebida e também a importância de participar da vida escolar do filho.
A avaliação do evento pode ser feita da seguinte maneira: Mande durante a semana um questionário de avaliação sobre o evento. Com esta avaliação as chances de acertos nos próximos eventos serão grandes, pois conhecendo nossas falhas é possível trabalhar nelas para que não aconteçam novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário