terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Brincadeiras para Educação Infantil

Hoje estou trazendo algumas sugestões de brincadeiras para serem realizadas na Educação Infantil, sempre lembrando que é só adaptar a atividade para a sua turma e poderá ser aplicada desde os pequenos até os maiores.

Agacha - agacha.


Esta é uma brincadeira de perseguição, onde as crianças correm, agacham e levantam.
Uma criança é o pegador. Para não serem pegas as demais fogem e se agacham. Quando o pegador consegue tocar um colega que está em pé passa sua função a ele.
Com crianças muito pequenas, que podem empurrar o colega ao tocá-lo para tentar pegar, costumo fazer a brincadeira com música, neste caso não há pegador, enquanto a música toca todos correm, quando a música para todos se agacham.



Elefantinho colorido


Azul, vermelho, verde, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transforma em pique. A atividade exige atenção e agilidade para correr e não ser pego.
Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e diz: "Elefantinho colorido" O grupo responde: " Que cor?" O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquiela tonalidade. Sorte de quem tiver a cor na roupa: já está no pique! Se o pegador encostar  em uma criança antes de ela chegar à cor, é capturada. Vence a brincadeira quem ficar por último.


Estátua




Vale fazer micagens e até cócegas em quem vira estátua. Vence quem ficar imóvel mesmo com tamanha provocação.
Uma criança é eleita o líder. As demais andam livremente pelo pátio até que ela diga: "1,2,3 estátua!" Nesse momento, elas param no lugar fazendo uma posse. O líder escolhe um colega e faz de tudo para que ele se mexa. Só não vale empurrar.


2 comentários:

  1. trabalho em uma creche e fico com o o jardim, minha coordenadora me pediu para fazer o semanario e nao sei como fazer !!

    ResponderExcluir
  2. Belos exemplos de atividades. Indubitavelmente, deve-se dedicar muita atenção a essa importante etada do desenvolvimento do indivíduo, quando vai se formando sua personalidade e vão se desenvolvendo a autonomia e competências importantes, como a capacidade de se relacionar com seus semelhantes e a capacidade de manipular objetos.
    Há alguns dias, li um texto também sobre brincadeiras para educação infantil em http://educacaoinfantil.net.br/brincadeiras-para-educacao-infantil/ . Desde então, venho me interessando pelo assunto.

    ResponderExcluir