segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sugestão de semanário - Educação Infantil

Segunda-feira:
Atividade: Classificando cores
Materiais necessários: Caixas de sapato ou de papelão, encapadas nas cores azul, vermelho, amarelo e verde; vários objetos nas cores das caixas.
Procedimento: Espalhe os objetos coloridos pela sala e peça para que as crianças os guardem nas caixas, mas cada objeto deve ser colocado na caixa correspondente a sua cor.
Objetivo: conhecer  e identificar cores, desenvolver noção de classificação, desenvolver noção de dentro e fora.

Terça- feira
Atividade: Trabalhando com poesia.
Materiais: cartolina, canetão,  papel seda ou espelho, cola branca.
Procedimento: Leia a poesia para as crianças em uma roda de conversa, depois escreva a poesia na cartolina, distribua pedaços de papel seda e proponha que façam uma dobradura de flor para enfeitar o cartaz da poesia. Como a atividade está voltada para crianças pequenas sugiro que o professor faça a dobradura passo a passo com eles e auxilie quem tiver dificuldades. Depois cole as flores no cartaz.
Objetivo: Estimular o gosto pela leitura, proporcionar o contato com vários gêneros textuais, desenvolver coordenação motora fina.

Quarta-feira
Atividade: desenho sobre texturas
Materiais: folha de sulfite, giz de cera.
Procedimentos: Faça uma roda de conversa e fale com as crianças sobre os diversos tipos de texturas existentes ( áspero, liso e etc). Depois procure alguma superfície áspera ou com algum relevo, peça para que as crianças coloquem a folha em cima desta superfície e pinte com o giz de cera, para ver o desenho da superfície ser formado.
Objetivo: Estimular o sentido do tato, instigar a curiosidade em relação a texturas, desenvolver noção de áspero e liso, desenvolver percepção visual.

Quinta-feira
Atividade: Reprodução de obra de arte
Materiais: figura de obra de arte, pincel, tinta guache, papel canson.
Procedimentos: Mostre a figura de obra de arte para as crianças, depois fale sobre ela, comente sobre as cores, os traçados e etc. Então proponha que cada criança reproduza a obra apresentada utilizando os materiais citados acima.
Objetivo: Estimular a percepção visual

Sexta-feira:
Atividade: Quem é o fantasma
Materiais: Um lençol branco
Procedimentos: A turma deverá ser dividida em duas equipes, uma deverá ficar dentro da sala e a outra fora. As crianças que estiverem dentro da sala enviarão uma criança coberta com o lençol que será o fantasma, as crianças que estiverem fora da sala deverão adivinhar quem é o fantasma. Depois a turma que estiver fora envia um fantasma para quem está dentro da sala e assim por diante até que todos participem.
Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento da percepção de forma.

4 comentários:

  1. Obrigado pela sua ajuda. Sou estudante de Pedagogia pela UAB, no Campus da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente leciono turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, numa escola pública do Município de Maceió, Estado de Alagoas. Meus semanários eram construídos com muita dificuldade. Seu blog me ajudou muito na elaboração desse instrumento de educação. Se você tiver algumas orientações sobre as turmas que leciono, me será de muita utilidade.

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelas dicas me ajudaram muito parabéns

    ResponderExcluir
  3. AMEI;;;OBRIGADA POR COMPARTILHAR
    QUE DEUS LHE AJUDE A CADA DIA MAIS

    ResponderExcluir