domingo, 5 de agosto de 2012

Portifólio como instrumento de avaliação.

Olá Pessoal.
Hoje vim falar sobre portifólio, um instrumento de avaliação que nos permite identificar a qualidade do ensino e aprendizagem, o desempenho do aluno e do professor, ele simplesmente consiste em reunir trabalhos realizados pelos alunos durante um curso, série ou módulo.
O portifólio tem o objetivo de ajudar os estudantes a desenvolver habilidades de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, além de oportunizar o registro de forma sistemática e reflexiva.
O portifólio como instrumento de avaliação traz muitas vantagens, pois possibilita o aluno a refletir sobre seu aprendizado e avaliá-lo com o professor, fornecimento de feedback para os estudantes, os professores melhoram sua habilidade de avaliar os alunos, os alunos melhoram sua habilidade de redigir textos e posicionar-se frente aos temas abordados, os alunos aprendem a revisar seus trabalhos de maneira organizadas.
Eu sugiro que os estudantes criem seus portifólios, no início de cada ano, para o Ensino Fundamental é uma forma muito interessante e significativa de avaliar, já na Educação Infantil eu não considero uma das melhores, já que os alunos são muito pequenos para montar efetivamente um portifólio, na maioria das vezes ele acaba sendo confeccionado pelo professor e acaba perdendo o sentido.
Algumas amigas chamam os pequenos para escolher as atividades que irão compor o portifólio e anotam o que eles falam para anexar junto à atividade, mas na minha opinião sincera, isso não funciona com turmas muito grande, que é o caso de quem trabalha na rede pública.
Enfim alguns modelos que pesquisei na internet:





Estes modelos abaixo são respectivamente, de uma colega e da minha turma.





2 comentários: