quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projeto Politico Pedagógico

No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu = lançado. É particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para frente. É um plano, intento, desígnio. Empreendimento.

Projeto Político Pedagógico: ação intecional. Compromisso sócio-político no sentido de compromisso com a formação do cidadão, para um tipo de sociedade e pedagógico: No sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade.

Finalidade

Toda escola deve ter definida, para si mesma e para comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.
O projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de  aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
PPP é diferente de planejamento pedagógico.É um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes mais permanentes, que abarcam conceitos sujacentes à educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário