Postagens recentes. Confiram!

domingo, 23 de março de 2014

Projeto Identidade

Olá queridos leitores.
Me desculpem pela ausência, é que em alguns momentos fica difícil conciliar a vida de professora de Educação Infantil, vida pessoal e ainda manter o blog atualizado.
Bom, vamos lá. Hoje vim compartilhar um projeto bem conhecido de todos nós: "Identidade", quem trabalha com criança usa muito este projeto, pois é algo que independente de projeto precisamos trabalhar com os pequenos.
Já postei um projeto sobre identidade aqui, mas este está atualizado, é o que vou usar este ano com minha turminha.
Espero que tenha ajudado e beijinhos.

Tema: Quem sou eu?
Faixa etária: 3 a 4 anos (maternal)
duração: 3 meses

Justificativa:

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil,  identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: "é uma marca de diferença entre pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal."
Construir identidad implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na educação infantil.
Autonomia, segundo o mesmo referencial curricular é " a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando  em conta regras, valores, a prespectiva pessoal, bem como a prespectiva do outro."
Optamos por este projeto porque as crianças necessitam indentificarem-se como seres únicos, com corpo, háabitos e preferências próprias.


Objetivo:

Reconhecer-se como um ser social e criar meios de aquisição de conhecimentos de si mesmo e do mundo que a rodeia, a fim de possibilita a construção plena de sua identidade.

Desenvolvimento:

  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
  • Conhecer a história e o significado de seu nome;
  • Ler diferentes tipos de textos;
  • Organizar rotina;
  • Montar painéis (fotos de quando era bebê e foto atual);
  • Construir cartazes contendo a "minhas preferências);
  • Desenvolver atividades lúdicas;
  • Dramatizar histórias;

Conteúdos:
  • Alto e baixo;
  • Maior e menor;
  • Noção espacial e temporal;
  • Cuidados com o corpo;
  • Orgãos dos sentidos;
  • Limpeza e conservação do meio em que vivem;
  • Árvore genealógica.
  • Membros integrantes da família;
  • Localização da moradia;
  • Músicas que explorem os temas trabalhados;
  • Jogos;
  • Construção de livro "Esse sou eu".

Fechamento:

Construção de uma árvore genealógica para a criança levar para a casa.

Materiais necessários:

  • Máquina fotográfica;
  • giz de cera, lápis, pincéis, tintas e etc;
  • papéis diversos;
  • imagens diversificadas;
  • fotos dos familiares e das crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário