Boa tarde!
Sei que já faz muito tempo que prometi e não posto uma sugestão de semanário, então hoje resolvi deixar um modelo para essa semana. Me desculpem porque não está bonitinho com grade e tudo, mas espero que seja útil. Vamos lá:
Segunda-Feira
Atividade: Confecção de painel para Primavera
Procedimento: Fazer uma roda de conversa com as crianças e falar sobre o tema (primavera), propor que façam um painel, pedir para que pintem o fundo do painel com guache azul celeste utilizando pincel grosso. Em um segundo momento, fotografar o rosto das crianças (para imprimir as fotos no tamanho 3X4). Pedir para que as crianças pintem flores com giz de cera.
Conteúdos: Estações do ano, coordenação motora fina, coordenação visomotora, cores, senso estético, socialização, linguagem oral, noção espacial, noção de dentro e fora.
Materiais utilizados: Papel panamá, guache azul, pincel grosso, máquina fotográfica, impressora, papel para impressão, desenho de flores, giz de cera
Avaliação: Será feita por meio de observação
Terça-feira:
Atividade: Continuação do painel para Primavera
Procedimentos: Iniciar com uma roda de conversa, relembrando a atividade
anterior e retomando-a. Passar tinta guache verde na palma da mão das crianças e pedir para que elas carimbem com as mãos uma cartolina branca, aguardar secar e depois recortar.
Enquanto a impressão das mãos seca, pedir para as crianças fazer o caule de uma árvore com papel seda marrom amassado, colar no meio do fundo azul, depois das mãos recortadas montar a copa da árvore e colar as fotos das crianças no miolo das flores que as mesmas pintaram, adicionar as flores no painel. Expor o painel.
Conteúdos: idem a segunda-feira
Materiais utilizados: tinta guache verde, cartolina branca, tesoura e cola branca.
Avaliação: Registro com fotos e observação
Quarta-feira: O Bairro
Procedimentos: Fazer uma roda de conversa com a turma e falar sobre o tema, pedir para que as crianças falem o que tem no seu bairro (comércios, praças, semáfaros e etc), disponibilizar para as crianças várias imagens de coisas comuns em bairros, pedir para as crianças escolherem o que tem no bairro e colar em um cartaz. Expor o cartaz.
Conteúdos: Socialização, noção espacial, orientação espacial, percepção visual, linguagem oral.
Materiais utilizados: recortes com imagens do bairro, cartolina, cola.
Avaliação: Observação
Quinta-feira:
Atividade: Desenho com música
Procedimentos: Fazer uma roda de conversa e explicar a atividade, colocar uma música suave e pedir para as crianças escutarem, depois distribuir as crianças folhas de papel canson e caneta hidrocor, colocar a música e pedir para que eles façam um desenho enquanto música toca.
Conteúdo: Coordenação motora fina, percepção auditiva, noção espacial, atenção, concentração
Materiais utilizados: aparelho de som, mídia de música suave, papel canson, caneta hidrocor
Avaliação: Observação
Sexta-feira:
Atividade: Dança das cadeiras
Procedimentos: Explicar a brincadeira para as crianças, dispor cadeiras pela sala, colocar músicas variadas e deixar que as crianças dancem, parar a música, nesse momento as crianças devem sentar, depois ir tirando as cadeiras até sobrar apenas uma. Esta brincadeira pode ser variada, usando bambolê, no lugar das cadeiras, quando a música parar as crianças devem entrar no bambolê.
Materiais utilizados: cadeiras ou bambolês, aparelho de som, mídia com músicas variadas.
Avaliação: Observação
Para quem ainda não preparou o planejamento para a semana, fica a sugestão , espero que vocês gostem, se alguém tiver alguma sugestão de atividades, deixe um comentário. Boa semana a todos.
super legal, gostei muito vou usar no meu trabalho
ResponderExcluir