domingo, 21 de setembro de 2014

Sugestão de semanário

Boa tarde!

Sei que já faz muito tempo que prometi e não posto uma sugestão de semanário, então hoje resolvi deixar um modelo para essa semana. Me desculpem porque não está bonitinho com grade e tudo, mas espero que seja útil. Vamos lá:

Segunda-Feira

Atividade: Confecção de painel para Primavera

Procedimento: Fazer uma roda de conversa com as crianças e falar sobre o tema (primavera), propor que façam um painel, pedir para que pintem o fundo do painel com guache azul celeste utilizando pincel grosso. Em um segundo momento, fotografar o rosto das crianças (para imprimir as fotos no tamanho 3X4). Pedir para que as crianças pintem flores com giz de cera.

Conteúdos: Estações do ano, coordenação motora fina, coordenação visomotora, cores, senso estético, socialização, linguagem oral, noção espacial, noção de dentro e fora.

Materiais utilizados: Papel panamá, guache azul, pincel grosso, máquina fotográfica, impressora, papel para impressão, desenho de flores, giz de cera

Avaliação: Será feita por meio de observação

Terça-feira:

Atividade: Continuação do painel para Primavera

Procedimentos: Iniciar com uma roda de conversa, relembrando a atividade
 anterior e retomando-a. Passar  tinta guache verde na palma da mão das crianças e pedir para que elas carimbem com as mãos uma cartolina branca, aguardar secar e depois recortar.
Enquanto a impressão das mãos seca, pedir para as crianças fazer o caule de uma árvore com  papel seda marrom amassado, colar no meio do fundo azul, depois das mãos recortadas montar a copa da árvore e colar as fotos das crianças no miolo das flores que as mesmas pintaram, adicionar as flores no painel. Expor o painel.

Conteúdos: idem a segunda-feira

Materiais utilizados: tinta guache verde, cartolina branca, tesoura e cola branca.


Avaliação: Registro com fotos e observação

Quarta-feira: O Bairro

Procedimentos: Fazer uma roda de conversa com a turma e falar sobre o tema, pedir para que as crianças falem o que tem no seu bairro (comércios, praças, semáfaros e etc), disponibilizar para as crianças várias imagens de coisas comuns em bairros, pedir para as crianças escolherem o que tem no bairro e colar em um cartaz. Expor o cartaz.

Conteúdos: Socialização, noção espacial, orientação espacial,  percepção visual, linguagem oral.

Materiais utilizados: recortes com imagens do bairro, cartolina, cola.

Avaliação: Observação


Quinta-feira:

Atividade: Desenho com música

Procedimentos: Fazer uma roda de conversa e explicar a atividade, colocar uma música suave e pedir para as crianças escutarem, depois distribuir as crianças folhas de papel canson e caneta hidrocor, colocar a música e pedir para que eles façam um desenho enquanto  música toca.

Conteúdo: Coordenação motora fina, percepção auditiva, noção espacial, atenção, concentração

Materiais utilizados: aparelho de som, mídia de música suave, papel canson, caneta hidrocor

Avaliação: Observação


Sexta-feira:

Atividade: Dança das cadeiras

Procedimentos: Explicar a brincadeira para as crianças, dispor cadeiras pela sala, colocar músicas variadas e deixar que as crianças dancem, parar a música, nesse momento as crianças devem sentar, depois ir tirando as cadeiras até sobrar apenas uma. Esta brincadeira pode ser variada, usando bambolê, no lugar das cadeiras, quando a música parar as crianças devem entrar  no bambolê.

Materiais utilizados: cadeiras ou bambolês, aparelho de som, mídia com músicas variadas.

Avaliação: Observação

Para quem ainda não preparou o planejamento para a semana, fica a sugestão , espero que  vocês gostem, se alguém tiver alguma sugestão de atividades, deixe um comentário. Boa semana a todos.





Um comentário: