quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Como organizar uma Mostra Cultural

Bom dia!!!

Com o final do ano, começam os eventos de encerramento das atividades nas escolas, um deles é a famosa "Mostra Cultural", em algumas escolas são chamadas de "Feira Cultural", mas o tipo de evento é o mesmo, só muda a nomenclatura.

Na minha escola iremos realizar nossa Mostra no dia 22 deste mês, está tudo muito corrido e fazendo uma pesquisa sobre o assunto, percebi que não há muita coisa.

A Mostra Cultural, de maneira geral é um evento realizado pela escola, aberto ao público geral, para expor as atividades realizadas ao longo do ano. Geralmente costuma ser realizada nos meses de novembro e dezembro, algumas escolas se antecipam e realizam o evento em outubro, isso vai do planejamento de cada escola.

É muito importante que as questões relacionadas à Mostra Cultural da escola sejam resolvidas logo no início do ano, já que o evento exige um certo planejamento. As diretoras e coordenadoras, junto com a equipe, devem definir a data, o local e o tema logo no início do ano, assim as professoras já saberão o que vão trabalhar e o que precisam guardar para o evento.

É necessário um diagnóstico do público atendido pela escola, para que a escolha do tema seja adequada, o PPP (Projeto Político Pedagógico) pode ajudar nesta tarefa.

Depois de saber quem será o público alvo do evento é hora de definir a data, que deve ser incluída no calendário escolar. É importante que este calendário seja seguido, pois algumas escolas se atrapalham na administração e não seguem o calendário, não que este tenha que ser inflexível, mas se todas as datas forem modificadas perde-se o sentido de elaborar calendário e os funcionários ficam perdidos.

O local também é muito importante, tente definir em qual espaço será a exposição dos trabalhos, se vai ser um espaço comum para todas as turmas ou individual, se será utilizado o pátio, auditório, salas de aula, corredores, tudo isso deve ser definido com antecedência para que o professor saiba de que forma vai expor as atividades de sua turma.

É preciso definir se a Mostra terá um tema ou será livre, isso logo no início do ano, para que os professores tenham tempo de planejar, preparar e aplicar as atividades com qualidade.

A divulgação do evento também é importante, tente envolver os pais, converse com eles e fale sobre a importância da valorização dos trabalhos dos alunos, pois esta atitude ajuda na autoestima das crianças, espalhe cartazes, faça convites, divulgue no site da escola ou fanpage. Tudo com antecedência para que os pais e familiares dos alunos possam se programar para comparecer.

Pense também no lado financeiro, pois um evento gera gastos, faça um planejamento do material que será gasto e veja se a escola dispõe desse valor, para que tudo corra bem e não ocorra imprevistos.

Algumas escolas fazem apresentações, oficinas ou dinâmicas neste dia, outras apenas expõem as atividades, isso pode ser definido com o grupo.

Se for feito um bom planejamento tenho certeza que a Mostra Cultural será um sucesso.

A seguir separei algumas fotos de uma Mostra Cultural, que podem servir de inspiração:

Nesta escolas, os trabalhos foram expostos num espaço comum, onde todas as turmas expuseram suas atividades, não teve um tema específico, foi expostos as atividades trabalhadas durante todo o ano.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário