terça-feira, 4 de novembro de 2014

Dia da consciência negra

Bom dia.

Como sugeri neste post aqui uma atividade para trabalhar com o Dia da Consciência Negra, hoje trouxe mais atividades para completar a sequência.


2ª atividade:

Depois de fazer o quadro com as características físicas e de personalidade dos integrantes da turma, como foi sugerido na atividade anterior, agora é hora de refletir sobre as diferenças.

Cole os desenhos em um mural e peça para os alunos refletirem se os colegas foram desenhados todos da mesma forma. Provavelmente será notado que os desenhos foram pintados com cores diferentes, cabelo, olhos. É nesse momento que devemos mostrar que as características físicas pouco importam, que podemos ter amigos ruivos, de cabelos pretos e outros loiros, assim será possível explicar o conceito de preconceito

Para finalizar pergunte aos alunos se eles conhecem o Dia da Consciência negra, e se eles sabem o que esta data representa em nosso país.

Para turmas maiores, de 3º ano , por exemplo, eu pediria uma pesquisa sobre a data.

3ª atividade:

Nesta etapa, podemos verificar a pesquisa realizada pelas crianças, caso tenha pedido, levantar informações sobre o tema, e fazer uma retrospectiva histórica sobre a situação da população negra  no Brasil. Fale sobre a escravidão, sobre a Cultura, os hábitos e costumes. É possível enriquecer esta atividade com receitas típicas, rodas de capoeira e etc.

4ª atividade:

Nesta etapa sugiro que façam leitura de livros sobre o tema, indiquei alguns aqui. use trechos dos livros para mostrar as crianças a necessidade de valorizarmos quem somos pelas nossas atitudes, pela postura e pelo coração e não apenas pela cor da pele.

Espero que gostem e que estas atividades sejam úteis para vocês. Não são atividades prontas, que é só imprimir e aplicar, mas com certeza vão fazer a diferença na turma de vocês.

Beijos e até mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário