O ano está terminando e depois de muitas dificuldades e obstáculos, chega a hora de fazer a avaliação final. No caso da Educação Infantil, a melhor forma de registrar esta avaliação é por meio de relatório, dessa forma conseguimos passar aos pais ou responsáveis todas as nossas observações e como foi o desenvolvimento dos pequenos.
Na hora de redigir o relatório sempre entramos numa questão polêmica, que é a forma de escrever, devemos usar termos técnicos? devemos escrever tudo, exatamente como a criança é? ou devemos escrever em uma linguagem mais simples para que os pais entendam? há controvérsias e este assunto renderia diversos posts. Mas hoje só vou dar algumas dicas de palavras ou expressões para serem usadas no relatório, pois é fato, que nós não gostamos de parecer grosseiros ou ofender os pais, sendo assim em alguns casos é bom substituir a expressão por uma mais branda. Espero que seja útil para vocês.
Expressão
|
Substituição
|
O aluno não sabe
|
O aluno não adquiriu
os conceitos, está em fase de aprendizado
|
Não tem limites
|
Apresenta dificuldades
de autorregulação, pois...
|
É nervoso
|
Ainda não
desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois...
|
Tem costume de
roubar
|
Apresenta
dificuldade de autocontrole, pois...
|
É agressivo
|
Demonstra
agressividade em situações de conflito, usa meios físicos para alcançar o que
deseja
|
É bagunceiro,
relaxado, porco
|
Ainda não
desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences
|
Não sabe nada
|
Aprendeu algumas
noções, mas necessita desenvolver...
|
É largado da família
|
Aparenta ser
desassistido da família, pois...
|
É desobediente
|
Costuma não aceitar
e compreender as solicitações dos adultos, tem dificuldades em cumprir regras
|
É apático, distraído
|
Ainda não demonstra
interesse em participar das atividades propostas, muitas vezes parece se
desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos
|
É mentiroso
|
Costuma utilizar
inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
|
É fofoqueiro
|
Costuma se preocupar
com os hábitos e atitudes dos colegas
|
É chiclete
|
É muito afetuoso,
demonstra constantemente seu carinho...
|
É sonso e
dissimulado
|
Em situações de
conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua
participação
|
É preguiçoso
|
Não realiza as
tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para as
brincadeiras e outras atividades
|
É mimado
|
Aparenta desejar
atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas
vontades
|
É deprimido,
isolado, antissocial
|
Evita o contato e o
diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho, ainda não
desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social
|
É tagarela
|
Costuma falar mais
que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de
silêncio
|
Tem a boca suja
|
Utiliza-se de
palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar
|
Possui distúrbio de
comportamento
|
Apresenta
comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais
como...
|
É egoísta
|
Ainda não sabe
dividir o espaço e os materiais de forma coletiva
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário