terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Adaptação e acolhimento aos pais

Olá.
Todo início de ano temos a mesma preocupação, como será o período de adaptação e o que fazer para tornar esta fase menos traumática para as crianças. Eu falo sobre este tema em alguns posts, onde tem até algumas sugestões de semanários, quem quiser dar uma conferida é só clicar aqui.




Ações que ajudem as crianças a passar por este período são muito importantes, mas também não podemos esquecer dos pais, afinal se eles não demonstram segurança para os filhos os pequenos consequentemente apresentam muitas dificuldades para na adaptação. Portanto, é necessário fazer um bom acolhimento, passar seriedade, dar informações claras, ter paciência entre outras atitudes ajudam os pais a sentirem maior segurança, pois estão deixando seus filhos em um ambiente novo e o medo, a insegurança é normal.

Na primeira reunião de pais seja simpático e receba bem os pais, procure deixar claro para eles como será a rotina da escola, qual será a forma de trabalho e esteja aberto para esclarecer as dúvidas que possam surgir.

Se apresente, fale um pouco sobre você e os  profissionais que vão atuar junto a criança;

Converse com os pais e explique um pouco sobre o período de adaptação, sobre os choros e a angústia de se separar dos pais;

Esclareça os horários da escola, faltas, atrasos, atestados médicos e etc;

Reforce a importância da agenda ou caderno de recados, que precisa ser visto e assinado pelos pais todos os dias, principalmente para Educação Infantil, pois é um instrumento de comunicação;

Fale sobre a alimentação da criança na escola;

Procedimentos relacionados a remédios, cada escola tem um procedimento, deixe claro como é o da sua escola, para que os pais fiquem cientes ( tem escola que não dá remédio para as crianças de forma alguma, outras mediante receita médica, por exemplo);

Fale sobre higiene, pertences pessoais, materiais, fraldas e banhos, no caso dos pequenos e etc;

Um item muito importante é a questão das pessoas autorizadas a retirar as crianças da escola, deixe bem claro os procedimentos da sua escola.

A seguir tem um vídeo que eu falo um pouco sobre a primeira reunião de pais do ano, para assistir é só clicar. Bom início de ano a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário