sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Algumas sugestões de brincadeiras I

Olá pessoal.

Hoje eu resolvi trazer algumas sugestões de brincadeiras, algumas para serem realizadas em ambientes externos e outras podem ser aplicadas em sala de aula. Estas brincadeiras enriquecem o aprendizado e trabalham diversos aspectos do desenvolvimento infantil, tornando-se uma forte ferramenta para o sucesso do trabalho pedagógico.
Então vamos lá:


BALANÇA CAIXÃO
Esta brincadeira desenvolve a agilidade, os movimentos e a atenção dos alunos.
Idade; a partir de 4 anos
Local: no pátio ou área externa

Como brincar:
Um integrante do grupo é escolhido o rei e se senta em uma cadeira ou em um muro baixo. Outro participante é eleito o servo.
Ele se ajoelha de frente para o rei e apóia o rosto em seu colo. Os demais formam uma fila atrás do servo, cada um apoiando o rosto nas costas do companheiro da frente. Todos recitam: "Balança, caixão/Balança você/ Dá um tapa nas costa / E vai se esconder". O último da fila dá um tapa nas costas do que está na sua  frente e se esconde. Uma a uma, as crianças vão repetindo essa ação até que todas estejam escondidas. É a vez, então, do servo sair a procura dos colegas.
Ganha quem for pego por último.



BARRA MANTEIGA
Essa brincadeira é muito boa para trabalhar com cooperação e um novo conceito de equipe.

Idade: a partir de 5 anos
Local: área externa
Como brincar:
Trace duas linhas paralelas distantes 15 metros, aproximadamente, uma da outra. Atrás dessas marcações ficam as crianças, divididas em dois grupos com o mesmo número de integrantes, umas de frente para as outras. Dado o sinal, um aluno do grupo escolhido para começar vai até o limite do outro time, onde estão todos com os braços estendidos e com a palma da mão virada para cima e recita: "Barra manteiga / na fuça da nega / Minha mãe / Mandou bater / Nesta daqui / Um, dois, três"
Ele bate na palma da mão de um dos colegas e foge para o seu território. O adversário tem de correr atrás dele e tentar pegá-lo. Se isso acontecer, o desafiante é incorporado à equipe adversária. Caso contrário, é a vez do desafiado fazer o mesmo com alguém do outro time. A linha nunca deve ser invadida pelo perseguidor.
Caso aconteça, ele é capturado.
Vence o time que ficar com mais gente.


Obs: As idades são sugestões, você pode aplicar estas brincadeiras para crianças menores, tudo vai depender da maturidade deles e da adaptação da brincadeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário