sexta-feira, 26 de junho de 2015

Lição de casa nas férias.





Boa tarde.

Hoje venho falar de um tema polêmico. "Lição de casa nas férias".

As férias de julho já estão aí, muitas escolas mandam lição para casa neste período, segundo as instituições que adotam este hábito, o mês de julho está inserido no planejamento do  ano letivo, e as atividades para casa ajudam as crianças não se desligarem tanto dos conteúdos vistos em sala.

Mas será que devemos mesmo passar lição para os alunos fazerem no período de férias?

Sinceramente, na minha opinião, férias é um período para descanso, assim como nós professores ficamos cansados e estressados os alunos também. Este período é fundamental para que todos nós possamos descansar a cabeça e recarregar as baterias, só assim podemos retornar com um novo ânimo e cheios de vontade de aprender e de ensinar.

Em caso de passar alguma atividade para os alunos fazerem durante este período eu recomendo a leitura de livros, que é uma atividade lúdica, o registro das férias também é interessante, pode ser feito em forma de diário, os alunos podem até guardar objetos que lembrem os passeios ( folhas de parque, entradas de teatros e etc) para que depois possam expor em sala de aula e cada um contar o que fez.

Agora se for uma exigência da escola, ou se você julga necessário, procure enviar atividades rápidas e em pouca quantidade, que não ocupe todo o tempo da criança.

Afinal, brincar, ter contato com outras crianças, fazer passeios culturais entre outras vivências também são formas de aprendizado.

Pense nisso e boas férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário