quinta-feira, 25 de junho de 2015

Organizando o trabalho no final do semestre



Olá queridos leitores.

O nosso tão desejado recesso está chegando, mas antes de ter uns dias para mais que merecido descanso, temos muita tensão e uma lista quase interminável de tarefas para cumprir.

Com o fechamento do bimestre vem diário de classe, provas, relatórios de alunos, reunião de pais e etc. 

Isso porque não mencionei a correria da festa junina, que também dá muito trabalho aos professores, eu particularmente fico quase louca, até tenho deixado o blog de lado.

Descobri com a experiência que organização é tudo, então para evitar ficar sobrecarregado demais tente se organizar o máximo possível, parece coisa de gente neurótica, mas ajuda, na verdade você vai sistematizar seu trabalho, torná-lo mais fácil.

Pense comigo, nós já sabemos quais são as tarefas que nos espera no final do bimestre, então porque esperar e deixar para fazer quando estiver tudo acumulado? Tente fazer suas tarefas com o máximo de antecedência, aqui tem algumas dicas que uso no meu dia a dia e torna minha vida mais fácil:

Liste suas tarefas pendentes, assim você sabe exatamente o que tem que entregar;

Faça anotações sobre o desenvolvimento de seus alunos pelo menos uma vez por semana, para facilitar na hora dos relatórios;

Preencha o diário de classe todos os dias, para que o mesmo não acumule ( já faço a chamada nele mesmo todos os dias e preencho as notas de rodapé, uma vez por semana preencho o conteúdo);

Aplique trabalhos e provas com antecedência, assim terá tempo para corrigir e passar as notas;

Cobre da sua coordenadoras formulários e documentos que precisam ser preenchidos para que não tenha que fazer tudo na última semana ( sempre que possível tenho alguns destes formulários em branco para adiantar meu serviço, caso a escola só me forneça no último momento);

Mantenha a calma sempre. Parece brincadeira, mas muitas vezes entramos numa onda de desespero e queremos fazer tudo de uma só vez,  é exatamente aí que nos sobrecarregamos e ficamos cansados e estressados, portanto faça uma tarefa de cada vez.

Não se esqueça, apesar da sua profissão você é apenas um ser humano e não tem super poderes, então não tente abraçar o mundo e resolver todos os problemas sozinho, muitas coisas não são responsabilidade do professor e deixar de fazê-las não o torna menor.

Mantenha seu material organizado, livros, gavetas e armários, para que quando retorne do recesso esteja tudo em ordem.

Espero que minhas dicas tenham ajudado.


Um grande beijo e até mais. 

3 comentários: