segunda-feira, 13 de julho de 2015

Especial de férias: Aproveite para organizar seus materiais

Olá.

Hoje eu venho falar um pouco  sobre organização.

Que tal aproveitar esses dias em casa para organizar todo seu material? Arrume seu cantinho de trabalho, coloque as coisas no lugar e deixe tudo em ordem.

Isso pode facilitar suas atividades quando retornar das férias, sem contar que um ambiente organizado é muito mais inspirador.

A organização é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, quando fazemos planejamento, quando estamos elaborando um semanário, preparando uma atividade, revendo calendário entre outras atividades, estamos organizando o trabalho docente. Assim como cobramos dos alunos organização com seus materiais, no caderno, nas atividades, também precisamos ter organização com nossas coisas, afinal a desorganização atribui de maneira negativa para o aprendizado.

Comece separando o que serve e o que vai para o lixo.

Não se apegue a modelos ou atividades muito antigas, afinal cada turma é uma turma e você tem criatividade o suficiente para elaborar atividades novas, certo?

Separe as atividades por áreas do conhecimento e por faixa etária, assim fica mais fácil de manusear no dia a dia.

Use caixas e organizadores, podem deixar o ambiente bem agradável, aquele nichos de madeira também podem ser uma boa alternativa.

Identifique tudo, atividades, planilhas, relatórios e etc. Eu gosto de colocar estas coisas em pasta, mas não guardo por muito tempo, mantenho um arquivo digital e o de papel só armazeno os referentes ao ano em que estou trabalhando.


Separei algumas imagens que podem servir de inspiração na hora de colocar a papelada no lugar confiram:


















Espero que gostem. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário