terça-feira, 21 de julho de 2015

Neurociência e Educação



Olá

Hoje venho falar de um assunto que interessa todos nós que trabalhamos com Educação.

A neurociência pode trazer muitas contribuições para a Educação, é uma ciência nova que cresceu por volta da década de 90, quando muitos cientistas buscavam a cura para doenças degenerativas, a cura não foi encontrada, mas em contrapartida os cientistas descobriram muitas informações sobre o nosso cérebro.

As descobertas da Neurociência pode ajudar na prática pedagógica porque nos ajuda a compreender como ele funciona e nos dá diversas informações relevantes para o aprendizado.

Existem dificuldades de aprendizagem que ocorrem devido fatores transitórios, que são questões externas relacionadas ao meio e dificuldades que são ocasionadas por fatores permanentes, que estão ligadas a causas neurológicas.

Quando a dificuldade é ocasionada por um fator externo podemos intervir conversando com a família, modificando hábitos e etc.

Quando a causa da dificuldade é um fator neurológico esta  estará presente ao longo da vida do indivíduo.

Existe algumas ações que podemos fazer, baseadas na Neurociência, que podem promover a Educação:

Estimular a memória, afinal todos concordam que é fundamental ter o mínimo de memória para aprender. Esse estímulo pode ser feito com repetições, além de ter bom sono, boa alimentação e praticar atividades físicas.

As vezes basta mexer nos horários dos alunos para obter sucesso, pois segundo estudos de neurocientistas os adolescentes produzem melhor no período da tarde.

Utilizar rotinas e fazer pequenos intervalos entre uma atividade e outra também podem ajudar no desempenho de seus alunos.

As repetições devem ser realizadas em forma de uma pequena revisão, depois de 1 hora, depois de 48 horas, após 1 semana e depois de 1 mês, esta última pode ser realizada em forma de uma avaliação.

A prática de lição de casa também pode ajudar muito seu aluno a memorizar o conteúdo, para que seja eficiente passe uma lição referente ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

Eu espero que essas dicas possam ajudá-los.

Um abraço e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário