terça-feira, 18 de agosto de 2015

Atividades para o folclore

Olá.

Para quem trabalha na Educação Infantil, quem terá semana do folclore na escola ou simplesmente quem está a procura de algumas atividades para o folclore, tenho algumas sugestões que considero ótimas para serem realizadas com turmas diversificadas, é só adaptar a atividade, diminuindo ou aumentando o grau de dificuldade para o aluno.

Colagem com folhas de revista em figura do boto cor de rosa.

Nesta sugestão temos uma colagem com a figura do Boto cor-de-rosa , você pode utilizar esta atividade para crianças de maternal, jardim I, jardim II e até mesmo primeiro ano. (3 a 6 anos). Faça uma roda de conversa, conte a história do Boto cor- de-rosa, depois proponha que as crianças rasgue e cole pedaços de revista na figura do Boto, mas deve ser apenas folhas rosas ou que se aproximem da cor. Os pequenos se divertem com esse tipo de atividade.

Atividade de quebra cabeça com figura de boto cor-de-rosa em cartolina


quebra cabeça para educação infantil com figura do curupira


Nas fotos acima temos quebra-cabeça com os personagens: Boto cor-de-rosa, Boi Bumbá e Curupira. Faça o desenho grande numa cartolina ou papel cartão, peça para a turma pintar e decorar, depois recorte em alguns pedaços,de acordo com o grau de dificuldade que você quer estabelecer para a turma, se for realizar a atividade com crianças pequenas corte em pedaços grandes, caso faça com os maiores pode cortar em pedaços menores. Depois é só propor que eles montem. 

Assim como a atividade anterior, é importante que você trabalhe a lenda folclórica do personagem. Você pode montar o quebra-cabeça com os personagens que preferir.



Esta atividade eu chamo de "cantinho do folclore", você pode fazer e deixar exposto em algum local de circulação na escola, assim os pais e a comunidade terão oportunidade de  apreciar, se sua escola vai realizar alguma festa do folclore é melhor ainda.

Para o chão foi utilizado papel camurça verde, a árvore foi feita com papelão e encapada com papel krafit, a copa pode ser feita com color set. No pé da árvore há a sereias que representam a Iara, foram confeccionadas com papel comum e celofane, de cada lado da árvore há um personagem, no caso o saci e a Iara, porque foram os personagens trabalhados com a turma, mas pode ser outro de sua preferência.

Use caixas de papelão para confeccionar os personagens, no lugar do rosto corte o papelão e deixe o espaço para que as crianças possam colocar o rosto delas e tirar fotos. Faz um sucesso!

cartaz feito com dobradura de saci para o folclore


Esta é uma atividade simples, mas que as crianças gostam de fazer e o resultado fica bonito. Faça um cartaz com a dobradura do saci. 

atividade para educação infantil, livro com vários personagens folclóricos



Esta atividade pode ser realizada com alunos maiores, do Ensino Fundamental, é um livro do Folclore, confeccionado pelos próprios alunos, você pode propor que os alunos pesquisem e reescrevam as lendas.

curupira feito com rolo de papel higienico



Esta atividade fica uma fofura, quando realizada com a Educação Infantil. Muito simples, proponha que os pequenos pintem o rosto, os braços e as pernas do Curupira, depois é só colar em um rolo de papel higiênico. Fica uma graça.

As dicas de hoje foram estas, eu espero que gostem.

Beijos e até mais.

2 comentários: