quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Atividades para semana da pátria.

Olá.

Hoje trago sugestões de como trabalhar a Independência do Brasil com seus alunos, principalmente com a Educação Infantil.

História

É difícil falar sobre o tema com os pequenos, você pode iniciar em forma de história, contar para eles sobre a família real, a vinda da mesma para o Brasil e o processo de independência,  mas não se esqueça de dar um toque de humor e fantasia.

Você ainda pode fazer um dia onde as crianças interpretem o príncipe D. Pedro II e a trajetória da independência,  com direito a chapéu de jornal, cavalo de pau e tudo o que a imaginação mandar.

Ainda no leque das histórias, você tem a opção de fazer um teatro de fantoche, tenho certeza que será uma aula muito agradável.

Hino Nacional

Outra sugestão muito boa é a ilustração do Hino Nacional.

Providencie equipamento de som com o áudio do Hino Nacional, depois entregue uma folha de papel para cada aluno junto com canetas hidrocor ou material de sua preferencia,

Coloque a música para tocar e peça para as crianças prestarem atenção, em seguida repita a música e proponha que as crianças desenhem enquanto escutam a canção.

Depois converse com eles, faça uma roda, observe o desenho de cada um, pergunte quem já conhecia o Hino, explique o significado de algumas palavras e etc.

Confecção de Bandeira

Uma ótima opção de atividades para ser realizada com a Educação Infantil é a confecção de bandeira, você pode fazer uma bandeira grande utilizando papel panamá, ou outro material que tiver disponível, faça a impressão das mãos das crianças com tinta nas cores da nossa bandeira. Fica um trabalho maravilhoso, depois você pode expor.

Pode usar outros materiais para fazer a bandeira, como cola colorida, massinha, papel crepom e etc.







Outra opção é promover uma "festa da Pátria", ideal para as escolas que não participam de desfile cívico, pode ser somente para as crianças em horário normal de aula, faça chapéus, bandeiras, estrelinhas, viseiras e etc.

Escolha temas que valorizem a nossa nação e fortaleça a nossa identidade, como algumas músicas populares, por exemplo.








Para quem trabalha com os anos iniciais do Ensino fundamental, que tal utilizar o tema para fazer listas, trabalhar com pequenos textos e outras atividades que favorecem a alfabetização? É importante aproveitar temas que estão sendo tratados no momento para nossas aulas, assim o processo de aprendizagem se torna mais prazeroso e significativo.

Algumas sugestões de atividades:











Um modelo de viseira para fazer com as crianças, retirei este modelo da internet, teve um ano que fiz para meus alunos do maternal, utilizei papel cartão e cobri com papel laminado, as crianças adoram!






Eu espero que gostem. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário