quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Projeto Folclore



Olá.
O dia do Folclore já está se aproximando e grande parte das escolas exige dos professores projetos ou aulas diferenciadas, hoje trago a sugestão de um projeto pequeno, mas que pode ajudar.

Projeto Folclore

Faixa etária: Educação Infantil
Duração: 8 aulas

Justificativa:

O Folclore é a cultura popular, as danças, as comidas típicas, as brincadeiras, as cantigas entre outras manifestações. Sendo assim se torna importante trabalhar o Folclore com as crianças, pois se trata de um resgate da identidade e a valorização da cultura popular, ajudando no desenvolvimento da autoestima dos alunos e familiares envolvidos.

Objetivos:

Resgatar tradições em sala de aula;
Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas com as crianças;
Reconhecer o folclore como parte da nossa história;
Conhecer, vivenciar e valorizar a cultura popular;
Exercitar a fantasia, a imaginação e o corpo;
Produzir e apreciar formas de expressão artística dentro do ambiente escolar.


Desenvolvimento:

 O projeto se dará no ambiente escolar e terá a duração de 8 aulas. Será utilizada atividades que envolvam brincadeiras folclóricas,  desenhos, contação de histórias e lendas, envio de atividades para casa, atividades com músicas, jogos e parlendas.

Atividade 1 - Cantigas de roda

Faça uma roda de conversa e fale sobre o tema, pergunte se as crianças já ouviram falar de alguma brincadeira com música. Fale de como as pessoas brincavam antigamente, de como algumas brincadeiras são utilizadas até hoje. Escolha uma brincadeira junto com as crianças e  faça algumas vezes, depois faça outras brincadeiras.

Algumas sugestões:
"Ciranda, cirandinha"
"Capelinha de melão"
"Fui ao Tororó"
"A linda Rosa Juvenil"

Atividade 2 - desenho

Ofereça aos alunos uma folha e material adequado, converse com eles sobre as brincadeiras e as cantigas de roda, relembre as brincadeiras da aula anterior, peça para que desenhem estas brincadeiras, depois você pode colocar uma moldura no desenho.

Atividade 3 - Pesquisa para casa

Prepare um bilhete para os responsáveis das crianças, pedindo que os ajude a fazer uma pesquisa, contando-lhes como brincavam.
Quando a pesquisa retornar não se esqueça de conversar sobre ela com as crianças e fazer uma roda para que as crianças possam compartilhar as informações trazidas de casa.

Atividade 4 - Ouvindo lendas

Faça uma contação de histórias com as crianças. Leve-os para outro ambiente, uma área externa por exemplo, conte a história e ao terminar incentive perguntas e a participação dos alunos. Explique que esta história faz parte do nosso folclore.

sugestão de Lendas:

Negrinho do Pastoreio
Boitatá
Bumba meu boi

Atividade 5 - Brincadeiras

Proponha brincadeiras para as crianças, utilize as que melhor se adequar à turma, alterne entre brincadeiras com música e brincadeiras sem música, utilize um espaço aberto, se tiver disponível, explore bem os movimentos.

Sugestão de brincadeiras:

Passa passa gavião
Boca de forno (tudo que seu mestre mandar)
"Uni, duni, tê"


Atividade 6 - Parlendas

Apresente para os alunos algumas parlendas, faça cartazes com a escrita da parlenda e enfeite-os com os desenhos das crianças. Repita a leitura da parlenda várias vezes para que eles possam memorizar.

Atividade 7 - Adivinhas

Utilize as adivinhas para tornar a aula mais divertida. Faça as perguntas e quando a resposta for descoberta mostre figuras, objetos e etc.

Atividade 8 - Arte 

Se for possível entre em contato com algum artista e exponha os trabalhos dele na escola, existem muitos artesãos que trabalham com pano, madeira e diversos tipos de material, talvez até entre os pais possa encontrar alguns.
Caso não encontre artesãos para expor o trabalho, mostre foto para as crianças da arte popular e converse sobre como são feitas.

Finalização

Traga a família para a escola e faça uma festa do Folclore, exponha o trabalho das crianças, comidas típicas e alguns cartazes. Caso não seja possível trazer a comunidade faça a festa só para os alunos, um dia diferenciado, com brincadeiras, fantasias, histórias e etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário