terça-feira, 4 de agosto de 2015

Trabalhando matemática com jogos






Olá.

Sabe aqueles alunos com dificuldades em matemática? que você já explicou o conteúdo diversas vezes, que já passou atividades diferenciadas e lição de casa, mas ele não demonstra compreender. Então, a dica de hoje é direcionada principalmente para estes alunos que apresentam dificuldade, porém pode ser aplicada a outros alunos .

Use jogos para enriquecer a sua aula. Estamos cansados de saber que os jogos estimulam a criatividade, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e torna a aula mais prazerosa, consequentemente conseguimos captar a atenção e o interesse de nossos alunos por meio de jogos.

Então a pergunta é: Por que não usar jogos nas aulas de matemática?

temos a ilusão de que a utilização de jogos torna o nosso trabalho mais difícil, quando na verdade é totalmente o contrário. É claro que precisamos de um pouco de paciência, pois se a turma não estiver habituada com esse tipo de atividade vão ficar agitados no começo, mas logo se acostumam, os alunos aprendem com mais facilidade por meio de jogos, pois ficam mais interessados na aula e o conteúdo passa a ser aplicado em uma situação real.

Sugiro o uso de dominó matemático para trabalhar as quatro operações matemática,  muitas escolas disponibiliza o material para o professor, procure saber se na sua escola tem, caso não  tenha você pode encontrar o jogo em lojas de materiais pedagógicos ou confeccionar o jogo junto com os alunos.

Pode ser confeccionado com papelão, papel cartão ou cartolina, depende da sua preferência.
Coloque nas peças operações e resultados, faça um dominó para cada tipo de operações.

Você vai notar que durante o jogo os alunos se soltam, suas habilidades e dificuldades ficam mais explícitas, o que facilita o seu planejamento e seu trabalho.

Abaixo alguns modelos para ajudar na hora de montar seu dominó:




Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário