Olá.
Estas atividades foram realizadas com uma turma de maternal (3 a 4 anos), porém nada impede de ser aplicada a crianças com de 4 a 5 anos ou até mesmo ser realizada com o 1º ou 2º ano. Nas etapas do Ensino Fundamental sugiro que aumentem o grau de dificuldade.
Bom, primeiramente faça uma roda de conversa com a turma e conte a história do tangram:
Há muito tempo atrás, havia um mago Chinês chamado Ching Ling. Ele morava num castelo mágico muito bonito e possuía um bem muito precioso, um espelho mágico que chamava de Tangran.
O mago recomendou ao seu ajudante que não chegasse perto do espelho. Mas Tung, o ajudante, não aguentando a curiosidade, foi direto ao espelho assim que o mago saiu de viagem. Achando que o espelho estava sujo, Tung pegou uma toalha e foi limpá-lo. Nesse momento, o espelho caiu ao chão e partiu-se em sete pedaços. Tung ficou desesperado.
- E agora? - disse Tung - O que vou fazer? Estou perdido!
Tempos depois o mago voltou e ficou furioso ao ver o Tangran quebrado. Pegou os sete pedaços do espelho e entregou a Tung dizendo-lhe:
- Você está condenado a sair pelo mundo construindo tudo o que vir com esses pedaços! Construa figuras até conseguir montar um livro, senão eu o transformarei num sapo!
Logo no inicio da viagem, Tung viu uma baleia que nadava próxima ao seu barco. Ele fez várias tentativas e conseguiu construir uma baleia com o Tangran.
Entrou num bosque e encontrou um coelho.
Mais tarde chegou a um vilarejo, onde avistou uma casa. Na casa morava uma jovem delicada chamada Mig.
Tung apresentou-se e deu a Mig uma flor que havia construído com o Tangran.
Mig achou a flor muito interessante e quis saber sobre ela. Então Tung contou a Mig sua história, mostrando-lhe o Tangran. Mig prometeu ajudá-lo com o livro para que ele ficasse livre do feitiço do Mago.
Durante alguns dias os dois passearam, conversaram e construíram mais figuras para o livro. Eles fizeram um gato, uma vela, um pato, um peixe...
Achando que havia figuras suficientes em seu livro, Tung viajou de volta e entregou ao mago que o perdoou.
Livre da maldição, Tung voltou para encontrar Mig, pois os dois haviam se apaixonado. Mig ficou feliz ao vê-lo e depois de algum tempo os dois se casaram e construíram figuras com o tangran por muitos anos.
Na verdade há várias lendas sobre a origem do tangram, outra diz que foi um imperador chinês que deixou o espelho cair e quebrar, outra que um chinês quebrou um azulejo tem ainda uma versão em que um discípulo ganha o espelho de seu mestre antes de fazer uma viagem, para registrar o que iria ver, o espelho se quebra e o discípulo registra a viagem formando figuras com o tangram.
É só escolher a história que mais se adequar a sua turma, preparar o ambiente e contar.
Depois converse com eles, levante os conhecimentos prévios, mostre o tangram e deixe eles manusear livremente.
Em outro momento, distribua peças do tangram confeccionadas com papel cartão ou color set e uma folha de sulfite, para ser usada como base, peça para que as crianças criem uma figura, livremente, depois cole para fixar as peças no lugar e guardar o registro da criação.
Na próxima aula, ofereça o tangram para os alunos e junto com ele figuras para que eles tentem montar, claro que para os pequenos será um desafio muito difícil, então mostre as figuras mais fáceis, como a de casa por exemplo, auxilie as crianças durante a atividade para que eles não fiquem desmotivados.
Na terceira aula sobre o tema, costumo deixar para sexta-feira, como sugeri no semanário, assim você pode retomar a história, falar sobre as atividades realizadas durante a semana e apreciá-las junto com as crianças. No final da aula mande para cada criança um tangram e uma folha com desafios para serem realizados juntos com os pais. Você pode se surpreender com o resultado. Muitos pais demonstram-se participativos e mandam trabalhos lindos. É uma excelente atividade para expor em mostras culturais.
Eu espero que gostem. Até mais.
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