quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Atividades de leitura para Educação Infantil

Olá.
Hoje trago algumas sugestões de atividades de leitura para Educação Infantil. Baseadas no semanário que postei na última terça-feira, assim se você quer seguir o semanário já pode aproveitar as ideias de atividades de leitura.
Vamos trabalhar com três gêneros diferentes:  o primeiro um conto aborígene, o segundo uma poesia e o terceiro a leitura de um livro.
Vamos conferir:
Objetivo: Desenvolver a oralidade; estimular o gosto pela leitura; conhecer lendas e contos de outras culturas; trabalhar diversidades.
Público Alvo: Crianças de 3 a 6 anos
Duração: 50 minutos
Procedimento: Prepare o ambiente, coloque cartazes, separe alguns objetos que possam lembrar a história ou partes dela e tudo o que possa enriquecer sua contação de história.
  Faça uma roda de conversa com os alunos, de preferência no horário habitual da leitura. Fale um pouco sobre  os aborígenes australianos, depois comece contar a história.
A menina que virou canguru
Era uma vez,  uma menina que morava numa aldeia lá na Austrália. Nesta aldeia todos os serviços domésticos eram divididos e todos tinham que fazer a sua parte. Mas a garota ficava triste porque não gostava de fazer as atividades de  casa.
 Um dia ela teve a ideia de fugir, pensou a menina: "se eu fugir, ficarei livre, não terei mais que fazer as atividades doméstica, vou poder brincar e correr pela floresta o dia inteiro." Então a menina fugiu, se escondeu na floresta e acendeu uma fogueira para se aquecer. Seu pai ficou enfurecido e saiu a procura da filha. Depois de muito procurar viu uma fumaça na floresta e logo desconfiou que poderia ser a menina.
Quando o pai encontrou a filha ela saiu correndo o máximo que pode, o pai ia correndo atrás, quando ele já estava quase alcançando a menina  ela subiu em uma árvore mágica. Disse rapidamente umas palavras mágicas que sua avó havia lhe ensinado. A árvore se desprendeu do chão e começou a subir, flutuando no ar até chegar próximo das nuvens. Quando estava muito alto e o pais já havia desistido de levar a menina de volta para a aldeia ela quis descer.
Só que tinha um grande problema. Ela não sabia as palavras mágicas para fazer a árvore descer. Foi então que ela teve mais uma ideia, resolveu pular no galho em que estava, assim a árvore desceria.
Começou a pular, pular... e a árvore foi descendo, aos poucos chegando perto do chão, mas conforme a menina ia pulando e a árvore ia descendo as pernas da garota iam se misturando com a árvore e quando chegou no chão a menina havia se transformado em um canguru. Então pode viver livremente na floresta.
conto australiano



images


Depois você pode propor que as crianças desenhem, ou pintem algo relacionado a história, pode realizar outros trabalhos de arte, como pinturas aborígenes ou desenho na areia.

images (1)


Livro: As flores da Primavera
A leitura de um livro é indispensável para os momentos de leitura, podemos diversificar este momento, contando histórias oralmente, utilizando fantoches e outros recursos, mas temos que reservar alguns dias para fazer a leitura de livros.
download

Eu espero que gostem e tenham ótimas leituras. Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário