sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Brincadeira para desenvolver a atenção

Olá.

Hoje trago como sugestão de atividade que desenvolve a atenção dos alunos.

Pode ser realizada tanto com a Educação Infantil como para o Ensino fundamental, para isso basta aumentar ou diminuir o grau de dificuldade da brincadeira.



É muito importante que seja inserido nas atividades semanais alguma brincadeira para desenvolver a atenção dos alunos.

A brincadeira já é conhecida de muitos, mas vale a pena lembrar. Vamos conferir:

Alerta


Objetivo: Desenvolver a atenção

Material: Bola

Procedimento:

 A turma deverá se espalhar pela quadra, ou espaço disponível. Um dos participantes, de posse da bola, incia a brincadeira correndo pela quadra. Depois disso, ele deverá arremessá-la para o alto, anunciando o nome de um companheiro que deverá apanhá-la e arremessá-la contra um dos participantes. Se o participante não conseguir pegar a bola, terá que esperar algumas vezes sem jogar.

Variações:  Os participantes podem apenas jogar a bola e dizer o nome do colega, o qual deverá correr para apanhar a bola antes que a mesma caia no chão e depois arremessá-la para que outro colega pegue, até todos participarem. (essa variação é bom para crianças pequenas, assim evita o risco de se machucarem ao arremessar a bola um no outro)

Ao invés de anunciar o nome de um participante pode ser dito um desafio matemático, para que a criança que pegar a bola responda, uma multiplicação ou divisão, por exemplo. ( essa maneira de brincar já se aplica aos maiores do ensino fundamental é uma ótima maneira de memorizar a tabuada.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário