quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Brincadeiras para Educação Infantil

Olá.

Sabe aqueles dias em que nós não sabemos que atividade vamos preparar para nossos alunos da Educação Infantil? Que tal acrescentar no seu planejamento algumas brincadeiras? 

As brincadeiras são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, na Educação Infantil não pode faltar. Diversos estudos nos mostram que a criança aprende mais por meio de brincadeiras, sem contar que torna a aula muito mais agradável e lúdica.

Foi pensando nisso que hoje eu trouxe duas  sugestões de brincadeiras para Educação Infantil, mas nada impede que sejam feitas com crianças maiores.

Então vamos lá...

imagem de crianças brincando de bolinha de sabão


Bolinhas de sabão

Esta sugestão é bem simples, mas vale ser lembrada porque as crianças adoram e se divertem muito.

Basta um pote com água e sabão e um canudo ou uma peneira para fazer as bolhas de sabão, então proponha que os pequenos persigam e estourem as bolhas de sabão, depois ensine-os a fazer e os deixem experimentar a sensação.

Este tipo de atividade desenvolve a atenção, a praxia global, ajuda na socialização do grupo, coordenação visomotora, equilíbrio e muito mais.


Apanhador de batatas

Distribua para a turma folhas de revista ou jornal e peça para que eles façam bolinhas, que serão as batatas, depois espalhe estas bolinhas pela sala ou ambiente onde será realizada a brincadeira, divida a turma em equipes e disponha um cesto para cada equipe, depois dê o comando para que as crianças apanhem as batatas e as coloque no cesto. A equipe que apanhar mais batata ganha a brincadeira.

Como é difícil trabalhar em equipe com crianças muito pequenas você pode tirar o cesto da brincadeira e realizar de forma individual, cada criança apanha a quantidade de batatas que conseguir.

Assim como a primeira sugestão esta trabalha diversos aspectos do desenvolvimento infantil, são brincadeiras divertidas, que não necessitam de muito material.

Espero que gostem e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário