sábado, 10 de outubro de 2015

Algumas inspirações para atividades de matemática

parque 011

Olá.
Hoje vou falar um pouco sobre um evento que aconteceu aqui na minha cidade, foi promovido pela prefeitura e tratava de matemática.
As diversas escolas trouxeram ao público jogos e sugestões de como trabalhar  matemática.
O evento reuniu muita gente, as escolas se esforçaram, havia ideias de jogos com materiais reutilizáveis, jogos tradicionais como: boliche, pega-varetas, trilha, percurso, atividades com dados e com cartas.
Como sempre a parte da Educação Infantil estava mais criativa.
jogos de matemática

Nesta foto alguns modelos de trilha, cartas e percurso utilizados para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
jogo com cartela de ovos

Os jogos com cartelas de ovos são os campeões de interesse da criançada, a partir de ideias simples e fácil de confeccionar podemos criar jogos super interessantes que trabalham diversos aspectos matemáticos.
jogo matemático
O jogo da imagem acima foi confeccionado com cd  prendedor de roupa e papelão, materiais simples, serve para trabalhar números e noção de quantidade com crianças de Educação Infantil, já para quem trabalha com as séries iniciais este material pode ser utilizado para trabalhar operações.
Ainda tem o jogo de xadrez gigante, que foi a grande atração do evento, não poderia deixar de mencionar esta atividade, pois o jogo de xadrez trabalha a concentração, a atenção, o raciocínio lógico entre outros aspectos. É uma atividade que vale a pena trabalhar com os alunos.
Vale lembrar que este tipo de evento é muito interessante, desde que as atividades sejam trabalhadas no cotidiano com as crianças, não adianta apenas expor. Precisamos trabalhar de maneira significativa paulatinamente.
Um grande abraço e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário