terça-feira, 27 de outubro de 2015

Livros para trabalhar com tema "Consciência Negra"

Olá.
Estava pesquisando alguma coisa para passar para os meus alunos relacionada ao tema "Consciência Negra", então achei alguns livros super interessantes, que realmente vale a pena ser trabalhados.
Eu acredito que devemos trabalhar com a diversidade cultural, durante todo o decorrer do ano, abordar diversas culturas e ensinar nossos alunos a conviver com as diferenças e serem pessoas mais tolerantes. Mas para esta postagem separei apenas livros relacionados à cultura africana, porque muitas escolas exigem que seja realizado um trabalho específico no mês de novembro.
Então vamos conferir os livros:

menina_bonita

O primeiro livro que sugiro já é conhecido, Menina Bonita do Laço de fita, de Ana Maria Machado.
Uma gracinha de história, onde um coelho trapalhão faz de tudo para ficar  "pretinho" como uma garotinha linda. Esta história é ótima para trabalhar na Educação Infantil, costuma mexer muito com a autoestima das meninas negras, é muito gostoso de trabalhar  com este livro nesta faixa etária.
Canções dos povos africanos

Canção dos Povos Africanos. Fernando Paixão.
É um livro maravilhoso que em forma de poesia, com ilustrações muito bonitas, fala sobre princípios e costumes dos povos africanos, sobre canções que são criadas no nascimento e acompanham o indivíduo por toda sua vida. Ao final do livro tem algumas sugestões de atividades.
Recomendo para quem trabalha com o Ensino Fundamental.

Senhor dos pássaros

O senhor dos pássaros.  Rogério Andrade Barbosa e Salmo Dansa.
Este livro traz um conto angolano, muito rico. Com belas ilustrações, nos leva a conhecer mais um pouco sobre a cultura africana, a qual contribuiu muito para a formação dos nossos costumes.  Também recomendo este livro para o Ensino Fundamental, pois considero o texto um pouco extenso para Educação Infantil.

Gosto de Africa

Gosto de África. Histórias de  lá e daqui.  Joel Rufino dos Santos
Este livro já é mais extenso, conta histórias do Brasil e da África, muito interessante, pode ser usado para trabalhar com crianças maiores, possui mais texto e pouca ilustração, pode ser sugerido para que os alunos leiam.

batuques e cores

Cores e batuques.  Caroline Desnoëttes e Isabelle hartmann.
As ilustrações são muito boas, numa mistura de objetos e paisagens que mostram como é a África e seus costumes. Um avô se comunica com sua neta e conta sobre sua viagem até a África do Sul.
Gostei muito da forma como foi escrito.

As panquecas de mama panya

As panquecas de Mama Panya.  Mary e Rich Chamberlim.
Este livro é lindo. Fala sobre uma mãe que resolve fazer panquecas para o jantar e junto com o filho vão ao mercado comprar ingredientes, durante o caminho vamos conhecendo um pouco mais sobre o Quênia.
As ilustrações são lindas.
Aproveitem para ler com as crianças e descobrir costumes africanos que influenciaram na nossa cultura. Suas aulas podem se tornar muito mais agradáveis, pois é um tema muito rico.
Eu espero ter ajudado. Um grande beijo e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário