quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Preenchendo o Diário de Classe

diário de classe
Olá.
Hoje vamos falar sobre o preenchimento do diário de classe. Neste post eu explico quais são os campos do diário e como preenchê-los, já que estamos no final do bimestre e sabemos que muitos colegas estão preenchendo o diário de classe.
Então vamos lá.
O diário de classe é uma ferramenta de registro das atividades do professor. Serve para registrar e comprovar a frequência dos alunos na escola, as notas dos mesmos e para o registro dos conteúdos trabalhados em sala. Também pode ser utilizado como ferramenta de avaliação, já que registramos acontecimentos nele, isso facilita uma análise posterior.
Preenchimento
Capa
Identificação da Escola: preencha com o nome da escola
Modalidade de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos. (De acordo com a modalidade que você leciona)
Componente curricular: Polivalente ( para quem trabalha com Educação Infantil ou Ensino Fundamental I) A disciplina que você leciona ( para professores de Ensino fundamental II ou especialistas)
Ano: o ano em que estamos (2015)
Classe: A turma para a qual leciona, exemplo: jardim I A, 1º ano B
Dentro do diário há vários campos, todos numerados. Na aba da primeira página preencha o nome dos alunos, seguindo a lista que a escola fornece.
Em cima desta página no cabeçalho há um campo onde pede
Turno: M( para período da manhã) T ( período da tarde) I ( período intermediário) N ( período noturno)
Ensino: EI (Educação Infantil) EF (Ensino fundamental) EJA ( Educação de Jovens e Adultos)
Termo: a série que leciona (jdI, 1º, 3º etc)
Turma: A, B, C e etc
No campo 5 deve ser registrada a frequência dos alunos, coloque "c" para quem compareceu e "f" para quem faltou, seguindo a ordem da chamada. No cabeçalho desta página coloque o ano, o bimestre, o mês e os dias.
No rodapé em observações anote os feriados, dias de planejamento,reuniões de pais e etc.
No campo 6- resumo dos conteúdos programáticos, preencha com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Coloque o mês, o dia  e a disciplina e então o conteúdo trabalhado.
No campo 7 - Avaliação: coloque as notas dos alunos, a quantidade de faltas e a quantidade de faltas justificadas.
No rodapé desta página há o campo 8 onde o professor assina o diário e o campo 9, onde deve ser preenchido a quantidade de aulas previstas e as aulas dadas.
Há ainda o campo 11 para generalidades, onde pode ser anotadas as justificativas de faltas, ou outras ocorrências.
O campo 10 - acompanhamento do rendimento escolar, onde deve ser anotada as atividades,trabalhos e avaliações propostas durante o ano letivo.
O preenchimento do diário é basicamente isso, vai se repetir nos outros bimestre, não é algo difícil de fazer, mas requer um pouco de concentração e tempo. Por isso não deixe acumular e preencha todo dia ou toda semana um pouco.
Falo sobre o preenchimento do diário neste vídeo aqui



Espero ter ajudado. Um abraço e até mais.

Um comentário:

  1. O que acontece se eu tiver que dar 54 aulas no mês de fevereiro/março/abril e faltar espaço para os 54 dias.
    Aconteceu comigo está faltando espaço no (números) pra eu pôr 2 dias no caso 28 e 29 de março.

    ResponderExcluir