terça-feira, 26 de maio de 2015

Sugestão de atividades para o 5º ano

Boa tarde!
Pessoal me desculpem pelo sumiço. Quem trabalha com Educação sabe que não é fácil cuidar de tudo, trabalho, vida pessoal e ainda manter o blog. E, final de bimestre eu fico quase louca.
Ufa! ainda bem que sempre sobrevivemos.
Mas enfim hoje dei uma passadinha bem rápida só para deixar uma sugestão e atividade para o 5º ano do Ensino Fundamental.
Espero que gostem. Beijos.





ESCREVENDO CERTO
Leia esta frase:
Diana estava feliz. Ela disse mais de uma vez: “Oba! Hoje é meu aniversário!”
1.    Copie as palavras destacadas na frase acima.
_____________________________________________________________

Agora, complete a informação.

Nessas palavras, a letra z  tem som de ________.

2.    Troque os números pelas letras correspondentes e forme palavras.

1   /    F
4   /  A
7   /   U
10   /   N
13   /   C
16   /   J
2   /   P
 5  /  O
8   /  R
11   /   Q
14   /   D
 17  /    S
 /   I
  6   /   Z
 9   /   V
12   /   B
 15   /   E
   1 8  /   L

a)    1, 8, 4, 10, 13, 15, 17 _____________________________________
b)    4, 2, 8, 15, 10, 14, 3, 6 ____________________________________
c)    9, 15, 8, 10, 3, 6 ________________________________________
d)    16, 4, 2, 5, 10, 15, 17 _____________________________________
e)    13, 4, 2, 7, 6 ____________________________________________
f)     12, 3, 17 _______________________________________________
g)    11, 7, 3, 17 _____________________________________________
h)    18, 7, 6 ________________________________________________

                   FIQUE POR DENTRO!


Na língua portuguesa, o mesmo som pode ser representado por letras diferentes. Escrever com atenção ajuda a fixar a grafia correta das palavras.Sempre que surgir alguma dúvida, consulte um dicionário.


3. Que letra está faltando nas palavras da primeira coluna? Responda fazendo um X na coluna onde está a letra correspondente à palavra. Depois, escreva a palavra completa na última coluna.

S
Z

Óculo*



Carta*



Timide*



Lilá*



Qui*



Fi*



Mai*




4. Observe a cena abaixo e escreva uma frase sobre as diferenças e as semelhanças entre as roupas das duas meninas. Use palavras terminadas em Z ou S.

___________________________________________________________
___________________________________________________________