Olá.
Hoje estou sugerindo algumas atividades de Interpretação de texto, para o 4º ano, já que este é um quesito que devemos trabalhar constantemente com os nossos alunos. Fator importante a interpretação de texto, assim como a produção de texto, deve ter atenção especial durante todo o ano letivo.
Segue as sugestões:
SITIO DO PICAPAU AMARELO
Gilberto Gil
Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sitio do Picapau Amarelo
Sitio do Picapau Amarelo
Boneca de pano9 é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sitio do Picapau Amarelo
Sitio do Picapau Amarelo
Rios de prata, pirata
Voo sideral na mata, universo paralelo
Sitio do Picapau Amarelo
[...]
GIL, Gilberto. In COSTA, Elder; VENTURINI, Flávio et ali. Sitio do Picapau /amarelo.
Rio de Janeiro: Som Livre, 2005. CD. Faixa 1.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Fazer a leitura rotineira do texto, depois promover uma conversa, estimule a imaginação e pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre o tema, quais as opiniões e etc.
Por se tratar de um tema conhecido “O Sitio do Picapau Amarelo” podemos propor que os alunos façam uma produção de texto.
|
SUGESTÃO PARA PRODUÇÃO DE TEXTO:
Vamos produzir!
Imagine que você fez uma viagem fantástica até o Sitio do Picapau Amarelo, que conheceu os personagens e passou um dia inteiro lá. Escreva um texto contando como foi essa experiência, se você gostou dela e das aventuras das quais participou e etc.
Não se esqueça de usar a imaginação e de estruturar o seu texto. Observe os parágrafos, letra maiúscula e pontuação.
Bom texto.
|
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
CRIANÇA, CRIONÇA
A onça era sonsa
Sonsa de nascença
Chegava de manso
Para encher a pança
Sem pedir licença
Jabuti, teiú
Tucano, tatu
Macaco, sagui.
Preguiça, preá
Cutia, quati
Não tinham descanso
Mas uma criança
Chamou a responsa
Criou uma dança
A dança da onça
Criança, crionça
Criança, crionça
Dançando essa dança
A onda desonça
Despança
Dispensa
Sua comilança
E hoje só pensa
Em dançar a dança
Criança, crionça
Criança, crionça.
CAMPOS,Cid. Crianças Crionças. São Paulo: Selo /sesc, 2009. CD. Faixa 12.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
- Na letra do texto aparece o nome de um animal selvagem que não dava descanso para os outros animais. Que animal é esse?
2. Que outros animais aparecem no texto? Faça uma lista.
3. Por que os animais “não tinham descanso”?
4. No inicio do texto o autor descreve a onça como “sonsa de nascença”.
Sonsa significa ‘fingida’, ‘maliciosa’, ‘que se faz de boba’.
Responda: Por que a onça é descrita como sonsa?
5. Na história, existe uma dança que foi inventada por uma criança.
Responda:
a) Qual é o nome dessa dança?
b) O que a dança faz com a onça?
6. Marque a alternativa que indica qual é o assunto desse texto.
a) Uma criança dá comida para a onça.
b)Uma onça passa a dançar como uma criança
c)Uma criança foge da pança da onça.
d)Uma onça fica sonsa por causa da criança.
7. Numere as estrofes no texto e responda;
a) Quantas estrofes há nesse texto?
b) Todas as estrofes têm o mesmo número de versos?
c) Qual é o número de versos em cada estrofe?
Por hoje é isso. Eu espero que gostem.
Um grande abraço e até mais.
Quantos estrofe há nessa letra dessa canção criança crionca
ResponderExcluirBoa tarde.
ExcluirHá três estrofes.