segunda-feira, 27 de junho de 2016

Atividades para berçario

Olá.
No post de hoje eu trago algumas sugestões de atividades para berçário, especialmente para quem trabalha com esta fase tão gostosa e para uma leitora que me pediu.
Quando trabalhamos com berçário temos que fortalecer o vínculo afetivo entre professor e aluno, além de proporcionar para as crianças diversas oportunidades de experimentar sensações. É assim que os bebês aprendem, para uma turma de berçário é preciso ter sempre muita música, cores, objetos com texturas diferentes.
Preparei um semanário com algumas atividades. Confiram.
TEMA: Família
OBJETIVOS: Valorizar a família; Promover a socialização; Identificar os membros da família.
ATIVIDADES:
Segunda-feira: Confecção da árvore da família - Faça uma roda de conversa e fale sobre a família (eu sei que é difícil com os bebês, mas peça ajuda as auxiliares); peça para que os pais mandem fotos da família; Faça um desenho de uma árvore e faça a impressão das mãos das crianças no lugar dos frutos. Você pode colar as fotos na árvore e estimular as crianças a reconhecer seus parentes.
árvore da família
Terça-feira: Continuação da árvore da família.
Quarta-feira:  Teatro de bonecos - Confeccione bonecos de cartolina e faça um teatro falando sobre a família, apresente cada membro da família, caso prefira pode utilizar outros tipos de bonecos ou até mesmo fantoche.
Quinta-feira:  Pintura de bonecos da família - Depois de uma roda de conversa e de dar mais uma olhada na árvore da família é hora de pedir para que cada criança pinte os bonecos da sua família, auxilie os alunos nesta tarefa, vai ter um pouco de meleca, mas faz parte do processo de aprendizagem, use avental para pintura ou uma camiseta velha, forre o chão com papel, caso queira evitar muita bagunça. Deixe que os bebês tentem pintar do jeito deles.
Pintura de boneco da família
Sexta-feira:  Mural de fotos - Você pode encerrar esta semana com um mural de fotos, colocando fotografias das famílias e deixando em um local onde os pequenos possam visualizar sempre, assim este tema pode ser retomado nas rodas de conversa sempre que considerar necessário.
Você ainda pode convidar pais para participar das aulas ou promover um piquenique com a família.
Espero que gostem. Um abraço e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário