sexta-feira, 22 de julho de 2016

Atividades para o retorno das aulas

Olá.
O nosso tão esperado recesso de julho passa muito rápido. Para muitos já chegou na reta final e está na hora de pensar no retorno das aulas.
É hora de organizar o material, fazer um bom planejamento e preparar atividades muito atrativas para receber os alunos, o que veremos neste post.
Educação Infantil
Para quem trabalha com os pequenos a preparação do ambiente é muito importante.
Prepare a sala de forma bem atrativa, organize os cartazes e brinquedos, receba os pequenos e os pais com alegria, passe confiança. Muitas crianças precisam de uma readaptação neste período.
Confira o plano de aula que preparei:
Entrada:  Ofereça brinquedos e os deixe brincar livremente, faça cantos (um com massinha, outro com peças de encaixe, outro com revistas  e etc)
Roda de conversa: inicie a roda com músicas bem animadas e que as crianças gostem, alterne as músicas agitadas e com gestos com músicas calmas. Depois converse sobre as férias, mostre figuras de revistas de pessoas em férias. Estimule os pequenos a contar como foram as férias.
Atividade: Pintura com bexigas.
Ofereça as crianças várias bexigas, coloque música e deixem que brinquem bastante, depois distribua folhas e tinta guache. Proponha que as crianças façam desenho livre utilizando as bexigas.
Depois é só colocar as atividades para secar ou expô-las em um mural.
Pintura com bexigas
Hora da história: Na hora da leitura eu sugiro o livro "Bibi vai para a escola" que conta a história de uma menina que tem que ir para a escola e trabalha bem essa questão, o que vai ajudar na readaptação dos pequenos.
Outra dica importante é fazer uma festinha de boas vindas, nada muito elaborado, um lanche diferenciado e uma lembrancinha de volta às aulas já é suficiente.
Ensino Fundamental
Para quem trabalha com o fundamental eu sugiro o seguinte roteiro:
1º Recepção dos alunos (receba-os com alegria e animação, nada de passar uma imagem de desânimo, de que queria ficar mais uns dias em casa)
2º Promova uma roda de conversa, sobre as férias, porque com certeza eles vão estar cheios de histórias para contar.
3º Faça uma dinâmica de reflexão, peça para que cada escreva ou desenhe em um pedaço de papel suas expectativas para o bimestre, o que querem aprender e etc.
4º Com as expectativas dos alunos confeccione um painel de metas a serem cumpridas no bimestre, deixe-o em um local visível para que todos possam acompanhar o andamento das metas.
5º Dinâmica do bambolê - Peça para que os alunos formem um círculo e de mãos dadas eles terão que passar um bambolê um por um, sem soltar as mãos - depois fale sobre as dificuldades que tiveram e a importância do trabalho em grupo, explique que a colaboração de todos poderá ajudar a cumprir as metas propostas.
6º Retome os combinados. Não deixe de relembrar os combinados da turma, fale sobre a importância deles para a boa convivência e para que todos consigam atingir seus objetivos.
7º Produção de texto - Proponha aos alunos uma produção de texto com tema livre, pois o famoso tema "minhas férias" já está batido, a não ser que você já esteja trabalhando este tema previamente, como no caso da minha turma, pedi que fizessem um diário de férias, então no lugar da produção de texto vamos apreciar a produção dos diários.
Não se esqueça de incentivar os alunos, recebê-los com alegria e entusiasmo, para que este retorno seja agradável, tanto para os alunos menores como para os maiores.
E para os professores? 
Para nós professores também tem algumas dicas para tornar este retorno mais agradável.
Sei que é difícil, que sempre dá aquela vontade de ficar mais uns dias em casa, mas coragem! Arme-se de ânimo e organize seu material com antecedência, planeje suas aulas para evitar que fique perdido.
Se caso a escola não promova um café especial ou uma recepção diferenciada, você pode combinar com suas colegas e sair para almoçar e colocar o papo em dia, afinal é sempre bom rever os amigos.
Espero que gostem. Bom retorno a todos e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário