sexta-feira, 29 de julho de 2016

Modelo de planejamento para o 3º bimestre


planejamento
Olá.
Hoje trago para vocês uma sugestão de planejamento para o 3º bimestre, para quem está trabalhando com o
Ensino Fundamental.
Este planejamento foi elaborado para uma turma de 4º ano, mas você pode adaptar e rever os conteúdos facilmente.
Ter um bom planejamento  é muito importante para nortear o nosso trabalho pedagógico. Quando temos objetivos claros e conteúdos definidos fica bem mais fácil de preparar as atividades e o trabalho se torna consistente e equilibrado.
Quem ganha com isso? Todos. Os alunos têm um aprendizado mais eficaz, o professor alcança resultados desejados e sofre menos stress, a escola consegue um bom nível na qualidade do ensino. Portanto vamos nos atentar ao planejamento e utilizar esta ferramenta da melhor forma possível.

PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE
4 º ANO

Língua Portuguesa 
OralidadeLeituraSistema de escrita/ProduçãoCompreensão e valorização da escrita
- Olimpíadas
- Meio ambiente
- Folclore
- Lendas e Mitos
-Noticias de jornais e revistas sobre meio ambiente (projeto)
-Textos narrativos
-Contos e fábulas
- Textos descritivos
- Música
- Reescrita de texto
- Análise de texto
- Leitura e interpretação de cartas e convites.
Ortografia:
-Retomar conteúdo do 1º bimestre
-Pontuação
-Paragrafação

-substantivo (primitivo, derivado,coletivo)
-verbo e conjugação
- Pronomes
- Adjetivos

Habilidades:Habilidades:Habilidades: Habilidades:
- Usar a língua falada em diferentes situações, buscando empregar a variedade linguística adequadamente.
- Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido
- Identificar finalidades e funções da leitura por meio do reconhecimento do suporte
- Interrelacionar  informações implícitas e explícitas
- Refletir sobre as questões ortográficas, segmentação e pontuação
-Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas, ampliando a compreensão.
-Refletir sobre o sistema de escrita de maneira que se possa justificar com quantas, quais letras e em que ordem usar
- Refletir sobre questões gramaticais
 Matemática  
Tratamento da InformaçãoNúmeros e OperaçõesEspaço e FormaGrandezas e Medidas
-Construir e ler gráficos, tabelas e agrupamentos de dados (meio ambiente)
-Adição, subtração
-Divisão e multiplicação.         -Analisar, perceber, ordenar e comparar números em situações diversas (antecessor e sucessor)
-Sólidos geométricos
- Figuras planas

-Conhecer e utilizar as unidades de medidas fundamentais: comprimento e tempo                       - Perímetro e área

Habilidades:Habilidades:Habilidades:Habilidades:
-Vivenciar processos de resolução de problemas, percebendo que, para resolvê-los é preciso compreender, propor e executar um plano de solução, verificar e comunicar as respostas
-Coletar informações e dados sobre fatos e fenômenos do cotidiano utilizando procedimento de organização
-Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e possíveis trocas entre elas em função de seus valores
- Perceber elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas arredondadas, simétricas ou não
- Resolver situações-problemas envolvendo cálculos mentais ou escritos de perímetros e áreas de figuras desenhadas
-Utilizar procedimentos de medidas usuais ou não, estimar resultados e express´-los por meio de representações não necessariamente convencionais
HistóriaCiênciaGeografia 
- Produção de açúcar e pecuária.
Unidades 5 e 6 do livro.
- Projeto didático (meio ambiente)
- Experiências
- Aquecimento global
-Projeto didático (meio ambiente)
- Vegetação e recursos.
Unidades 7 e 8 do livro

 
Habilidades:Habilidades:Habilidades: 
-Identificar diferentes espaços e ações humanas, visando a sustentabilidade- Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais em relação ao passado/presente
-Comparar diferentes ambientes naturais e construídos investigando características comuns e diferentes e impactos ambientais
-Comparar modos com que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reproduçao
 

Eu espero que gostem. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário