Postagens recentes. Confiram!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Como fazer a correção da lição de casa

correção de lição de casa
Olá.
Hoje vamos falar um pouco sobre lição de casa, mais especificamente de como corrigir a lição de casa, esta ferramenta tão importante para o processo de aprendizado das crianças, mas que deve ser acompanhada adequadamente, caso contrário perde o sentido.
A lição de casa deve ser corrigida sempre, para que os alunos tirem as dúvidas, e fixem melhor o conteúdo e para o professor observar quem conseguiu fazer, quem está com dificuldade e fazer as devidas intervenções.
É recomendável que o professor não deixe passar muitos dias para fazer a correção, o ideal é que seja feita na próxima aula.
A correção pode ser feita de diversas maneiras:
Correção individual:
É quando o professor ou um auxiliar corrige a lição de cada aluno, nesse caso é possível observar atentamente o progresso e as dificuldades de cada criança. Porém é uma forma de correção que demanda muito tempo, para quem tem uma sala de 30 alunos, já não ´se torna viável, nesse caso a correção individual é indicada esporadicamente e não com frequência.
Correção coletiva:
Acredito que esse tipo de correção é uma das mais utilizadas por professores.  Nesse caso o professor faz a correção no quadro e as crianças comparam suas respostas para verificar se acertaram ou não.
Para este tipo de correção é interessante que o professor faça perguntas, que os alunos compartilhem suas estratégias e resposta e que seja realizada uma discussão com a turma para chegar até o resultado, ou ainda pedir para que os alunos resolvam as questões no quadro, para junto com a turma verificar se está certo.
Esse é um bom momento para que o professor retome o conteúdo e explique novamente.
Você ainda pode corrigir o caderno de um grupo de alunos por semana, assim no final do mês terá visto todos os cadernos, assim pode acompanhar mais de perto como os alunos estão realizando as atividades e decidir melhor as próximas estratégias a serem adotadas.
Não importa a maneira que você prefere corrigir, o importante é que você demonstre para o aluno a importância desse tipo de atividade, e a correção é uma maneira de  valorizar o esforço do aluno.
Não se esqueça de elogiar os alunos e tenha paciência com os alunos que não conseguiram acertar, pergunte onde teve dificuldade e os ajude a compreender o conteúdo.
Espero que gostem. Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário