segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Dominó de divisão

dominó de divisão
Olá.
Hoje vamos falar sobre divisão e para trabalhar esta operação sugiro o uso de um dominó.
A divisão faz parte das quatro operações básicas e todas as crianças devem aprender este conteúdo ainda nas séries iniciais.
Para trabalhar o conceito de divisão primeiramente trabalhamos com as outras operações mais simples (adição, subtração e multiplicação) só depois inserimos a divisão.
Como mencionei acima a precisamos trabalhar de forma conceitual para que os alunos compreendam como efetuar as divisões, não vai adiantar se você explicar apenas uma vez e sair aplicando inúmeros exercícios de fixação, neste caso a criança não conseguir compreender o conceito de divisão, além de se tornar uma aula enfadonha.
Sugiro que você demonstre para a criança de forma concreta, para isso pode utilizar material dourado, balas, objetos  e etc.
Depois faça cartazes e deixe exposto para que os alunos possam consultar quando necessário.
Os jogos são lúdicos, ajudam a fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula, desenvolvem o raciocínio, o cálculo mental entre outros, por isso não deixe de utilizá-los nas aulas de matemática.
Para a divisão sugiro um dominó. É um jogo simples, a maioria das escolas disponibiliza este tipo de material, é  de baixo custo e muito fácil de confeccionar, você pode fazer até mesmo com cartolina ou outro tipo de material qualquer.
Ofereça o dominó para os alunos e os acompanhe enquanto jogam, vá passando de grupo em grupo e ajude-os, vá tirando as dúvidas, fazendo questionamentos que os leve a pensar.
Neste momento você também vai poder observar quem realmente compreendeu o conteúdo trabalhado e quem ainda está com dificuldade.
Agora que os alunos já compreenderam o conteúdo você pode utilizar alguns exercícios para fixar, mas nada muito cansativo e observe sempre o grau de dificuldade, que não deve ser muito alto nem muito baixo para que os alunos não fiquem desmotivados. A lição de casa é uma boa pedida para explorar tais exercícios.
dominó de divisão
Por hoje é isto. Eu espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário