segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Letra cursiva


foto de capa


Olá.
Hoje vamos falar de um tema bem polêmico, o ensino da letra cursiva.
Há quem defenda que não existe mais a necessidade de ensinar esse tipo de letra para os alunos, já que atualmente utilizamos computadores, livros e vários outros meios onde se utiliza letra de imprensa. Outros consideram importante que a criança aprenda a letra cursiva.
Mas qual o momento certo de ensinar a letra cursiva? como ensinar esse tipo de letra?
Eu considero que a letra cursiva é importante, que devemos ensiná-la aos nossos alunos, porém ela possui um traçado mais trabalhoso e é conveniente ensiná-la só depois que a criança compreende o sistema de escrita.
No início da alfabetização a melhor letra para trabalhar, na minha opinião, é a letra bastão, mas assim que a criança passa para a fase alfabética considero necessário que se inicie o aprendizado da letra cursiva.
As dificuldades variam de criança para criança, há crianças que aprendem muito rápido, outras apresentam maior dificuldade.
Dependendo do trabalho que foi realizado na Educação Infantil a criança poderá ter maior ou menor dificuldade na aprendizagem da letra cursiva.
O quadro abaixo faz uma comparação entre as letras. (clique na foto para visualizar melhor)
Tipos de Letra
Para trabalhar com letra cursiva é preciso tempo e paciência, você tem que ensinar o traçado da letra para o aluno, a criança vai precisar praticar para que consiga fazer.
Utilize cadernos de caligrafia, apostilas, cartazes, brincadeiras, jogos, dinâmicas e o que mais sua criatividade mandar, mas não se esqueça de que esse aprendizado acontece aos poucos, se você propor muitos exercícios pode ficar cansativo e desmotivador.
No vídeo abaixo eu falo um pouco sobre o assunto. Então aperte o play e confira as dicas.
Separei algumas atividades para trabalhar com letra cursiva para você que está ensinando seus alunos ou seu filho.
apostila-letra-cursiva-1-1024apostila-letra-cursiva-2-1024apostila-letra-cursiva-3-1024apostila-letra-cursiva-5-1024apostila-letra-cursiva-6-1024apostila-letra-cursiva-7-1024apostila-letra-cursiva-8-1024apostila-letra-cursiva-9-1024apostila-letra-cursiva-10-1024apostila-letra-cursiva-11-1024apostila-letra-cursiva-12-1024apostila-letra-cursiva-13-1024
Eu espero que gostem um grande beijo e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário