quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Livro de colorir: Como usá-lo em sala de aula

Livro de colorir
Olá.
Hoje vamos falar sobre livros de colorir, como aproveitar e utilizar este tipo de material ao nosso favor em sala de aula.
Atividades de colorir são antigas e utilizadas desde o tempo de nossas avós, mas foram tomando roupagens diferentes com o decorrer dos anos.
Em 2013, na França foi lançado uma coleção de livros para colorir, voltada para adultos, foi um sucesso. Desde então este tipo de livro tomou as prateleiras das livrarias e teve bastante procura em todo o mundo.
Muitas pessoas afirmam que esta atividade é relaxante e alivia o stress, além de melhorar a concentração.
Segundo a neurociência, estas atividades realmente possuem efeito relaxante e podem melhorar a concentração, a memória, a cognição, a atenção e diminui o nível de ansiedade.
Se as atividades com livros de colorir são tão benéficas, por que não utilizá-las com nossos alunos em sala de aula?
Uma boa forma de aproveitar estes livros é deixar alguns livros disponíveis na sala e reservar um tempo da aula para a pintura dos mesmos. Se sua escola não puder disponibilizar os livros, utilize desenhos bem elaborados e com muitos detalhes, como são as figuras dos livros.
Se você não quiser reservar um tempo da aula, uns 15 ou 20 minutos para esta atividade, você pode propor que os alunos que terminam as atividades propostas primeiro vão colorindo os desenhos, assim eles não atrapalham os colegas que ainda estão fazendo e também não ficam entediados enquanto esperam.
Além da facilidade de manter os alunos ocupados enquanto esperam, eles estarão desenvolvendo os aspectos citados acima (atenção, memória, cognição, concentração) e ficarão mais calmos.
Estes desenhos podem ser utilizando depois de momentos que agitam os alunos, como recreio, aulas de educação física e etc.
Você pode utilizar atividades de colorir com alunos de qualquer idade, para os pequenos da Educação Infantil os desenhos podem ser menos elaborados e com menos detalhes, para os maiores escolha desenhos mais complexos.
A seguir separei alguns modelos de desenhos para vocês.
Livro de colorir8a8136bb36387095b3c295afc93fef3d8b6ed838f2bb9e5ad480bc2a7182b30690a8d3bdbb32ea6cdf119415b6a452ef
livro de colorir
Imagens retiradas da internet
E vocês como trabalham com livros ou desenhos específicos para colorir? Conte para a gente.
Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário