quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Linguagem Oral e Matemática na Educação Infantil

Olá.
Neste post trago sugestões de atividades seguindo o semanário para Educação Infantil que postei aqui. Tem dicas de roda de conversa, atividades voltadas para Linguagem Oral e Escrita e matemática .
Na Educação Infantil as crianças demandam muito do nosso tempo e para conseguir gerir bem a sala de aula nesta etapa do ensino precisamos ter nossas aulas devidamente planejadas, materiais organizados e as atividades preparadas, assim evitamos que as crianças dispersem.
Vou sugerir as atividades por bloco.

Linguagem Oral e escrita.

Sugiro trabalhar este bloco todos os dias. Para isso basta uma roda de conversa bem dirigida ou alguma atividade com livros, para que não fique exaustivo para os pequenos.
  1. Roda de conversa sobre a primavera: Nesta atividade sente em roda com os alunos e fale sobre a primavera, primeiramente pergunte aos alunos o que eles sabem, depois explique sobre esta estação, para tornar sua roda de conversa mais rica pode utilizar imagens.
roda de conversa
2. Manuseio de livros: Essa atividade é muito importante na Educação Infantil, pois é a partir desse tipo de atividade que as crianças aprendem como utilizar livros, preservar o material, manuseando-os sem rasgar, além de despertar o interesse pela leitura.
3. Procurar notícias em revistas: As crianças pequenas adoram fazer este tipo de atividade, distribua revista para a turma  e explique que eles terão que procurar uma notícia, mostre o que é notícia, fale que é um texto, formado por letras, para evitar que eles escolham apenas imagens. Depois recorte as notícias que cada um escolheu, peça para eles fazerem a colagem em uma folha de sulfite e reserve a atividade para o dia seguinte.
4. Conversa sobre as notícias encontradas: Faça uma roda de conversa e mostre a notícia que cada um encontrou, leia para eles e fale um pouco sobre o assunto, eles adoram!
5. Roda de conversa sobre passeio favorito: Organize as crianças na roda, depois comece falando sobre passeios, pergunte quem gosta de passear, quais os passeios que já fizeram, cite exemplos e depois peça para que cada um fale sobre seu passeio favorito.
Manuseio de livros

Matemática

  1. Desafios com tangram:  Primeiro apresente o tangram e deixe eles manusear livremente, depois ofereça uma folha com um desenho das figuras do tangram e pecinhas de tangram já cortadas em cartolina ou outro material, colorido. Então proponha que as crianças colem as figuras nos desenhos correspondente e depois pergunte o que formou. Para aumentar o grau de dificuldade você pode propor que eles formem o desenho sozinhos.(sem o desenho inicial na folha, apenas com as pecinhas)
  2. Noção de quantidade: Nesta atividade você vai contar alguns objetos, pode ser lápis, separe dois porta lápis e coloque determinada quantidade em cada um, depois mostre para os alunos e pergunte onde tem mais. Para fixar melhor a atividade você pode repetir este procedimento com outros objetos que tiver na sala. Depois pode até propor uma atividade impressa.Noção de quantidade - mais e menos
Com estas atividades dá para trabalhar estes dois blocos super importantes na Educação Infantil, Linguagem Oral e escrita e Matemática.
Eu espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário