quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Produção de texto: Reescrita com leque de histórias

produção textual com leque
Olá.
Algumas pessoas me pediram para trazer mais sugestões de produção de texto, sendo assim aqui está.
Hoje trago como sugestão de atividade uma reescrita com leque de história.
A produção de texto é algo de extrema importância que temos que trabalhar constantemente, pois não é um conteúdo fácil e precisa ser praticado constantemente.
Existem diversas formas para trabalhar produção de texto: escrita livre, escrita a partir de uma imagem, continuar a história, reconto, entre outras. Hoje vamos falar da reescrita.
A atividade que sugiro hoje é a reescrita com leque de história, que nada mais é  do que reescrever uma história em um leque feito de papel.
Esse simples objeto (leque) pode transformar toda a atividade, tornando-a mais lúdica, diferente, motivando as crianças.
O leque vai limitar o espaço que o aluno tem para escrever, já que ficam poucas linhas quando dobramos o papel para a confecção do leque, sendo assim é uma atividade ideal para trabalhar com alunos que apresentam dificuldade de síntese.
Pode ser realizada com turmas diversas, desde o 1º ano até os maiores.

Como aplicar a atividade:

Apresente uma história para os alunos, aqui eu sugiro uma Fábula, "O leão e o Ratinho", peça para que eles façam a leitura, depois converse com eles sobre o texto.
Após este primeiro momento, distribua folha para os alunos e peça que façam um leque, depois proponha que eles reescrevam a história no leque, deixem que eles decorem como preferir.
Recolha os leques para que seja feita uma correção em outra aula.
No dia seguinte ou em outra aula, você pode retomar a atividade, proponha que os alunos sentem em dupla e cada um vai ler e corrigir a produção do colega, aproveite para ir até os alunos e trocar ideias com eles, observe como estão corrigindo os textos, quais são os erros mais comuns e as dúvidas, para depois socializar com a turma.
atividade produção textual

atividade de produção de texto

E vocês? como trabalham com produção de texto? Conte para a gente.
Espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário