sexta-feira, 7 de outubro de 2016

10 brincadeiras para Semana da Criança

Olá.
A sugestão de hoje é para a "Semana das crianças", que a maioria das escolas promovem.
Durante a semana do dia das crianças, grande parte das escolas fazem uma programação diferenciada, com atividades lúdicas, brincadeiras, gincanas, lanches entre outros. Muito justo, já que é para comemorar o dia das crianças.
Nossos alunos merecem este tipo de ação, além do mais isso estimula a criançada e dá um novo ânimo, já que a esta altura do ano todos já estão cansados, pois assim como nós, as crianças também se sentem cansadas e se desanimam com o decorrer do ano.
Hoje preparei uma lista com 10 brincadeiras, que podem ser realizadas em gincanas, festas ou simplesmente para ter um dia diferente.

Brincadeiras para gincanas

  1. Corrida do Saco

corrida do saco
Super fácil de realizar e não requer grandes preparos ou materiais. Consiste em apostar uma corrida, só que a criança deve estar dentro de um saco e ir pulando, quem chegar primeiro ganha. Você pode usar saco de lixo, saco de juta ou o que tiver disponível. Sei que esta é uma brincadeira batida e que todo mundo já conhece, mas nem sempre é utilizada e ficamos quebrando a cabeça procurando uma brincadeira bacana e vale lembrar: Os clássicos sempre são bons.

2. Corrida da colher

corrida da colher
A corrida da colher também é uma brincadeira tradicional, só é necessário uma colher e um ovo, a criança tem que colocar o ovo na colher e correr com a colher na boca, sem deixar o ovo cair. Caso você não queira fazer meleca, pode usar um ovo cozido ou uma bolinha, pode usar até mesmo uma bolinha de papel.

3. Bala na farinha de trigo

A criança tem que encontrar uma bala escondida em um prato de farinha de trigo, usando apenas a boca, com as mãos para trás. Quem encontrar primeiro ganha. Existe algumas variações que servem para aumentar o grau de dificuldade, como chupar a bala, encher bexigas e etc.

4. Corrida da vassoura

A criança deve equilibrar uma vassoura ou bastão na palma da mão e chegar do outro lado primeiro (você deve demarcar a distância a ser percorrida), ganha quem conseguir chegar sem deixar a vassoura cair, caso a vassoura caia  o participante deve retornar de onde a vassoura caiu e continuar. Caso as crianças apresentem muita dificuldade demarque um espaço pequeno a ser percorrido, assim eles conseguirão completar a corrida.

5. Corrida dos cadarços

Esta corrida é realizada em dupla, o percurso é ida e volta, as duplas devem amarrar os cadarços um no outro, para que fiquem unidos, na ida vão de frente e na volta de costas.

6. Corrida com bola

As crianças devem apostar uma corrida onde o corredor deve levar uma bola com uma vassoura ou bastão.

7. Dança das cadeiras

Esta brincadeira também é bem conhecida e muito utilizada, mas as crianças costumam se divertir muito. Disponha algumas cadeiras, sempre uma a menos que o número de participantes, coloque uma música, as crianças deverão dançar em volta das cadeiras e quando a música parar devem sentar, quem ficar de pé sai da brincadeira, segue assim até sobrar um único participante, que será o ganhador.

8. Arranca rabo.

Cada criança prende na parte de trás da roupa um rabo de papel, pode ser crepom, papel higiênico ou outro tipo de papel que tiver disponível, depois eles tem que sair tentando pegar o rabo do colega e proteger o seu, ganha a brincadeira quem conseguir mais rabos. Eles adoram!

9. Aperto

Divida o grupo em duas equipes e desenhe um quadrado no chão para cada equipe. Os grupos deverão permanecer no seu espaço por um minuto ou o tempo que você determinar, o grupo que conseguir ficar sem sair nenhuma criança pode diminuir o espaço do outro, se os dois grupos conseguirem diminuímos os dois espaços, e a brincadeira segue assim até que as crianças não consigam permanecer no espaço.

10. Campeonato de Cinco Marias

Cinco marias
Cinco Marias é uma brincadeira clássica, muito conhecida, consiste em jogar pedrinhas para o alto e pegar as restantes, são cinco pedrinhas. Você pode propor um campeonato onde quem perde vai sendo eliminado até sobrar apenas uma criança, ou simplesmente deixar as crianças brincarem livremente. Ainda pode confeccionar o jogo junto com as crianças.
Existem inúmeras brincadeiras que conhecemos e que nossas crianças não brincam mais, aproveite esta semana para estimular e ensinar novas brincadeiras para as crianças.
Eu espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário