quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Como ensinar sistema monetário

cédula de 2 reais
Olá.
Hoje vamos falar sobre sistema monetário, como ensinar, atividades que podemos realizar, objetivos e formas de avaliação.
A criança tem contato com o sistema monetário desde muito cedo, pois é comum crianças serem presenteadas com dinheiro, seja uma moedinha para comprar doces ou valores mais altos, geralmente os pais ou responsáveis que administram esse dinheiro.
Assim como outros conteúdos, o sistema monetário está inserido no mundo em que vivemos e faz parte da nossa vida, isso reforça a necessidade de trabalhar com este tema em sala de aula.
Se você pesquisar na internet, encontrará uma infinidade de atividades envolvendo sistema monetário, mas não basta apenas aplicar as atividades e explicar.
Como sabemos as crianças precisam vivenciar situações de maneira concreta para que possam assimilar conteúdos e construir conhecimentos, então é interessante que você desenvolva um trabalho completo, iniciando pela apresentação, passando por experiências e exemplos mais concretos até as atividades impressas.
Preparei um passo a passo de como ensinar sistema monetário.

Objetivos:

  • Representar por meio de escrita os valores do sistema monetário;
  • Conhecer o sistema monetário brasileiro;
  • Desenvolver cálculo mental envolvendo real e centavos;
  • Resolver situações problemas;
  • Reconhecer e usar sistema monetário;
  • Desenvolver a linguagem oral.

Introduzindo o tema

Comece com uma roda de conversa sobre o assunto, pergunte as crianças quem conhece dinheiro, quais as notas que eles conhecem, quem já foi fazer compras com a mãe, quem já comprou alguma coisa, como foi. Aproveite esse momento para levantar os conhecimentos prévios dos alunos.
Depois cole na lousa um cartaz com ilustrações de cédulas e moedas e peça aos alunos para descrever cada um.
Existe um desenho que explica sobre o dinheiro, que você também pode colocar para que as crianças assistam.  Se chama "Patrulha do saber - a  origem do dinheiro" e pode ser encontrado facilmente no Youtube.

Trabalhando com jogos

Num segundo momento ou em outra aula, use jogos ou brincadeiras para que as crianças possam compreender melhor o sistema monetário.
Uma brincadeira interessante é levar figuras de vários objetos e colar o preço dessas figuras atrás, mostre a figura para as crianças e peçam para que adivinhem o valor, quando acertarem cole a figura na lousa ou em um painel, depois escolha uma criança para colar na frente da figura cédulas que correspondem ao valor.
É importante deixar um cartaz com a ilustração das cédulas e moedas em local visível na sala, assim os alunos poderão consultar quando necessário e memorizar com mais facilidade.

Atividades para casa

A lição de casa é uma ferramenta muito importante e sem dúvida nos ajuda muito na hora de inserir um novo conteúdo.
Se você quiser saber um pouco mais sobre lição de casa, falo sobre este assunto neste vídeo aqui.
Neste caso, em que estamos trabalhando com sistema monetário é interessante trabalhar com tabelas, peça para que os alunos pesquisem em casa, uma lista de compras, com poucos produtos e com o preço de cada um deles.

Vivenciando situações

A vivência é de extrema importante para o aprendizado, você pode visitar um mercado próximo da sua escola com seus alunos, para fazer uma pesquisa. Esse é um tipo de vivência muito enriquecedor para os alunos.
Outra atividade que permite vivenciar situações é a brincadeira de mercadinho, traga embalagens vazias, montem um mercado e distribua cédulas e moedas, dessas que vendem em lojas de utilidades, assim as crianças poderão comparar preços, calcular o valor das compras, pagar e dar o troco.
Depois de todos esses passos, é hora de colocar tudo no papel. Proponha que os alunos criem situações problemas a partir de recortes, de jornais de oferta, (desses folhetos que os mercados distribuem).  Por exemplo, recorte um produto de 2 reais, se você comprar 5 desses produtos, qual valor pagará? Quantas notas de 10 reais vai precisar para fazer o pagamento? e quanto receberá de troco?
Nesse momento é interessante dar outras atividades para que eles resolvam no caderno. Segue alguns exemplos.
131
atividades-com-sistema-monetário-9
Problemas 3
sistema_monetrio
CEDULAS E MOEDAS
ATIVIDADE SISTEMA MONETARIO 1
E vocês como trabalham com sistema monetário?
Espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário