quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Atividade: Análise de rótulos

analise de rótulos de alimentos
Olá.
Hoje vim compartilhar com vocês uma atividade super bacana que realizei com minha turma de 4º ano.
Analisamos rótulos de alimentos, apliquei esta atividade na aula de ciências, mas ela é uma atividade interdisciplinar e dá para trabalhar com diversas disciplinas e desenvolver as mais variadas habilidades.
Como sempre digo aqui no blog, você pode adaptar o grau de dificuldade e aplicar esta mesma atividade com crianças menores ou maiores. Ok?
Bom vamos conferir a atividade:

Objetivos:

  • Promover a conscientização sobre alimentação saudável;
  • Analisar as diferentes informações nos rótulos dos alimentos;
  • Interpretar dados apresentados em tabelas;
  • Buscar informações em diferentes fontes.
Inicie a aula  com uma roda de conversa, fale com os alunos sobre alimentação saudável, pergunte o que eles costumam comer, o que mais gostam, do que não gostam, se consideram seus hábitos saudáveis ou não.
Depois faça uma caixa de informações, contendo textos referentes ao assunto, foto de pirâmide alimentar, recortes de revistas, tabelas nutricionais, dicionários e outros materiais que possam ser consultados durante a atividade.
Peça para que os alunos levem rótulos de alimentos, ou o próprio alimento. Na minha aula analisamos o lanche deles mesmo, foi um sucesso! Todos ficaram interessados em saber a qualidade do que iriam comer no lanche.
Mostre onde ficam as informações, peça para que eles façam uma análise desses rótulos, para que a atividade fique mais dirigida use um questionário.

Modelo de questionário

  1. Qual o nome do alimento analisado?
  2. Quais são os ingredientes deste alimento?
  3. Existe ingredientes que vieram do campo? Qual?
  4. Qual a origem desse alimento?
  5. Quais nutrientes esse alimento possui?
  6. Qual nutriente aparece em maior quantidade?
  7. Qual nutriente aparece em menor quantidade?
  8. Você considera este alimento saudável? Por quê?
A reação das crianças é muito interessante, eles notam que muitos produtos não são saudáveis como demonstram nas propagandas.
Em outra aula, retome a atividade e refaça as perguntas iniciais, verifique o que as crianças descobriram com a análise dos rótulos.
Discuta coletivamente o questionário que responderam, pergunte se comerem duas ou três porções do alimento quanto de nutriente estarão consumindo e como chegar ao resultado.
Avaliação
Observe os procedimentos que os alunos passaram a usar para interpretar os dados das tabelas.
Eu espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.

Um comentário: